ASN AL
Compartilhe

Inovação: saiba como micro e pequenas empresas alagoanas podem inovar em 2022

Empresários devem se reinventar para seguirem competitivos no atual cenário de mudanças socioeconômicas
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Com um cenário econômico tomado por mudanças rápidas, inovar deixa de ser apenas uma opção e se transforma em necessidade, neste ano de 2022. De acordo com Fábio Rosa, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas e gestor do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) no Estado, com a competitividade nos mercados cada vez maior e veloz, além dos desafios ao longo do ano, em decorrência das implicações políticas e econômicas no Brasil, a busca pela inovação é a chave para que as micro e pequenas empresas promovam a diferenciação e se mantenham competitivas. As práticas inovadoras podem começar a partir de ações simples.

“A primeira etapa é definir os processos e conceituar inovação para toda equipe. Saber explicar as diferenças entre inovação e invenção é primordial nesse momento. Posteriormente, devem ser criados estímulos para que as ideias surjam e as pessoas sejam recompensadas com as propostas que têm mais possibilidade de sucesso”, afirma.

Segundo o Manual de Oslo, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma referência e metodologia sobre o assunto, inovação é “um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação dos dois) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da empresa”.

Dicas

Uma empresa pode começar a inovar se diferenciando das demais e surpreendendo os seus clientes, adotando práticas, como:

– Observar a si própria, seus movimentos, números (indicadores de produtividade) e ao feedback dos seus clientes (nível de satisfação, recompra e indicação para outros clientes);

– Proceder pequenas alterações nos itens que foram identificados com algum grau de não conformidade;

– Rever rapidamente sua missão e sua visão. No caso da missão, devem ser feitos questionamentos como “Eu existo por que e para quê? Quais são as dores/necessidades da sociedade que eu resolvo ou atendo? “. Quanto à visão, as perguntas são “Qual é o meu propósito? Qual é o meu limite? Onde eu quero chegar?”;

– Procurar o apoio das instituições existentes, como o próprio Sebrae.

Outra dica é aprender a correr riscos calculados. “É necessário entender que o sucesso ou fracasso parte inicialmente dos sócios. Se eles não estiverem dispostos a saírem do status quo, é recomendável não iniciar esse processo de busca pela inovação. Além disso, é preciso ter disposição para o erro e promover essa cultura entre os colaboradores de forma constante”, pontua Fábio Rosa.

Competitividade e diferenciação

A inovação pode ajudar uma empresa a ser mais competitiva, aumentando a lucratividade de seus produtos e serviços, reduzindo custos e com foco na produtividade.

“Esses pontos são possíveis somente para as empresas que colocam a inovação como centro das suas decisões. É importante os empresários saberem que as ações de curto prazo mantêm o negócio preparado no mês atual, ações estratégicas e com impacto de médio e longo prazo ditarão o sucesso perene”, ressalta o analista do Sebrae Alagoas.

Segundo Graça Silva, consultora responsável pela supervisão do ALI na região de Maceió, por conta do nascimento de novos negócios a todo o instante, as empresas precisam buscar praticar, também, a diferenciação.

“São os negócios físicos, e sobretudo, os virtuais, que não importam onde estejam, dada a facilidade de comunicação, são concorrentes tanto quanto os vizinhos de porta. Desse modo, as MPE precisam iniciar imediatamente a prática da diferenciação, seja na gestão do negócio, na produção do seu produto, na comercialização, na propaganda, na sua apresentação e no atendimento ao cliente. Elas precisam surpreender”, conclui a consultora.

Soluções do Sebrae

Fábio Rosa ainda releva que para inovar, os empreendedores devem ficar atentos às novas demandas do mercado, buscar as soluções do Sebrae, e observar o que as startups estão fazendo para identificar as melhores práticas, e trazê-las para o seu negócio, de olho na ‘cultura lean’ – metodologia que tem por objetivo melhorar a produtividade na empresa, por meio de processos simplificados.

“A ‘cultura lean’ pode ser fundamental nesse processo. Todas as soluções do Sebrae podem auxiliar todos os portes de empresas, com qualquer perfil, através do Sebraetec. O empreendedor pode ligar para o 0800 570 0800 e solicitar uma proposta, ou acessar o Hub Sebrae (hubsebrae.com.br), finaliza Fábio.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Myrna Pessoa: (82) 99162-5416