ASN AL
Compartilhe

Escontil Contadores investe em capital humano e gestão para prestar serviços em Santana do Ipanema

Empresa recebeu programas como ALI e implantação do MEG nos últimos anos pelo Sebrae Alagoas
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Com quase 50 anos no mercado, a Escontil Contadores Associados segue em uma busca constante por melhorias internas e na gestão de pessoas para desenvolver o negócio e, consequentemente, ofertar soluções mais assertivas para os seus clientes de Santana do Ipanema, no Alto Sertão Alagoano. Nesta caminhada, o empresário Douglas André Ferreira conta com o Sebrae Alagoas.

A relação com a Instituição começou em 2019, quando o empresário passou a participar das ações da Associação Comercial de Santana do Ipanema (ACSI) e conheceu o Núcleo de Jovens Empreendedores do Programa Empreender, promovido em Alagoas pelo Sebrae e a Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas).

Além da participação no Empreender, Douglas André destaca outras soluções recebidas pela empresa, como consultorias nas áreas de planejamento estratégico, gestão financeira e de pessoas, incluindo o Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), realizado pelo Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

“Com tudo isso, nós estamos desenvolvendo algumas habilidades e competências que estavam praticamente engavetadas na empresa. O Sebrae veio nos ajudar a sistematizar isso, nos fazer aplicar essas qualidades e, como reflexo, vem trazendo bons resultados com as pessoas, com a equipe e junto à sociedade, além de mais lucratividade”, afirma o empreendedor.

E pode-se dizer que um dos maiores ganhos para a empresa é justamente o desenvolvimento de aspectos mencionados no MEG, como ‘liderança e sociedade’, bem como, a aplicação de instrumentos de identificação para comparar períodos de gestão na empresa, medição da produtividade, lucratividade, processos e autoconhecimento do empreendedor.

“Isso é fundamental para que possamos exercer um bom papel de líder. Nós precisamos nos autoconhecer e isso é trabalhado no MEG. O autoconhecimento também serve para que possamos saber identificar bem ou mesclar o nosso modelo de gestão, trabalhando junto aos clientes internos e externos”, ressalta.

Outro ponto citado por Douglas é a visão da sociedade em relação ao negócio. “Na questão de ‘sociedade’, esse trabalho se torna ainda mais imprescindível para sabermos como a empresa é vista pela sociedade local, como ela é vista aqui no Sertão Alagoano, além da nossa responsabilidade social e da parceria com a Associação Comercial, Sebrae e com as entidades de classe, com a classe contábil e com os contadores da região”, pontua.

Após o trabalho com o Sebrae, o empresário relata ainda que desenvolve melhor questões inerentes ao clima organizacional na empresa, bem como, à elaboração do planejamento estratégico, à missão, visão e valores e ao código de ética, fatores que ajudaram na obtenção de resultados mais rápidos.

Pandemia, enchente e desafios

Com a pandemia e a enchente em Santana do Ipanema, a Escontil passou por momentos delicados. O empresário revela que o apoio do Sebrae foi crucial no enfrentamento da crise.

“Graças a Deus que o Sebrae e a ACSI estão sempre ao nosso lado. Talvez, se não estivessem, não teríamos superado esse período mais complicado. Tivemos perdas materiais, abalo emocional, mas nós tiramos força da fraqueza, junto com minha sócia Mônica Messias, nossos colaboradores, familiares e parceiros, sempre extraindo o que tínhamos de melhor. Vivenciamos cinco anos em apenas um. Sentimos os resultados dessa melhoria nas mídias sociais, com os clientes. Tudo o que fomos aprendendo, nós fomos aplicando e repassando ao cliente. Isso é fantástico”, recorda.

“Para 2022, seguiremos com o nosso projeto, com a visão de continuar com o nosso plano de ação, trabalhando muito junto ao nosso cliente interno, nossos colaboradores, trazendo mais novidades para os nossos clientes, principalmente hoje, quando a função da contabilidade não é meramente técnica, mas também, estratégica, com o caráter de auxiliar nosso cliente para uma tomada de decisão mais assertiva”, conclui.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Myrna Pessoa: (82) 99162-5416