ASN AL
Compartilhe

Empresa de moda e acessórios comemora resultados na organização das finanças e alcance das redes

Núcleo de Moda e Acessórios do Programa Empreender capacita várias áreas das empresas participantes
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Muitas empresas precisam apenas de mais organização na gestão e nas finanças para que o negócio decole. O Programa Empreender, promovido no estado pelo Sebrae Alagoas e Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas), contribui para isso, através das ações de seus núcleos, com o desenvolvimento de várias áreas entre as micro e pequenas empresas participantes. No núcleo de Moda e Acessórios, uma das participantes é a empreendedora Paula Tavares, da loja virtual Atelieitaaa (@atelieitaaa), de Maceió.

Com sua irmã Karol Tavares, Paula iniciou o negócio em setembro de 2019 e passaram a desenvolver coleções de acessórios feitos de miçangas, entre eles colares, pulseiras, anéis, cintos e bolsas. Ela conheceu o Programa Empreender após conversar com um amigo sobre como ela poderia regularizar a empresa e gerenciar melhor suas demandas. Após o início das reuniões com o núcleo, as coisas começaram a mudar.

“Recebemos uma consultoria para a área de finanças que foi bastante produtiva. Ela ajudou, principalmente, a entender a importância da organização financeira do negócio, para que ele prospere e consiga se manter em momentos de baixa movimentação”, afirma.

Com a pandemia, Paula lembra que teve certa dificuldade em posicionar a empresa e agir diante de um contexto marcado por incertezas. A certeza que ela enxergou foi a de que o isolamento social estava movimentando bastante o comércio virtual, fator que impulsionou as vendas e o número de seguidores nas redes sociais de forma significativa.

“Diante disso, retomamos as ações de divulgação nas redes sociais, um pouco despretensiosamente. E, por incrível que pareça, desde então, essa vem sendo uma das épocas de maior venda no ateliê. Não só de vendas, mas também de maior alcance. O número de seguidores aumentou significativamente, em mais de 400%”, ressalta.

A força do e-commerce e das finanças bem ajustadas

Paula Tavares reforça que acredita no e-commerce aliado à organização das finanças. “Como a nossa loja é virtual, já estávamos inseridas nesse meio e acabou sendo muito vantajoso. Mas também foi muito importante a ajuda da consultoria financeira do Empreender, para que conseguíssemos administrar o caixa do Atelieitaaa, para que esse momento pudesse ser um investimento para o crescimento da marca. Isso foi muito proveitoso”, enfatiza.

Com o negócio prosperando, a empreendedora já vislumbra algumas novidades para sua loja nos próximos meses.

“Pretendemos continuar com a loja virtual na rede social, que já vimos que funciona bem, que é a plataforma ideal para o perfil dos nossos clientes. Isso já é algo bem desenhado. Planejamos aperfeiçoar as embalagens e a visualidade dos produtos, catálogos com modelos, cores, enfim, recursos mais gráficos. E já é algo que estamos estudando para esta nova fase do Atelieitaaa”, conclui.

Ela ainda deixou uma mensagem de gratidão ao Sebrae e parceiros do programa Empreender. “Gostaríamos de agradecer muito ao Sebrae e ao Programa Empreender, por auxiliar os pequenos negócios principalmente neste momento de pandemia, de incertezas e inseguranças. A ajuda profissional e gratuita foi de muita valia para nós, e acreditamos que para muitos outros pequenos negócios também. Acreditamos muito no empreendedorismo colaborativo, no negócio local e o Sebrae está sempre incentivando esse tipo de comércio”, finaliza Paula.

Sobre o Programa Empreender

O Programa Empreender tem como objetivo fortalecer a micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Em Alagoas, a atuação se dá em sete municípios: Maceió, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Rio Largo e Santana do Ipanema. Em seus núcleos setoriais, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas. O programa Empreender funciona no Brasil há mais de 20 anos, e no estado o Sebrae Alagoas o apoia desde 2001.

Em 2020, a meta inicial era atender 400 negócios entre MEIs, microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e produtores rurais, mas o programa fechou o ano com um saldo de 949 MEIs atendidos. Também foram atendidas 1.473 microempresas e 186 empresas de pequeno porte, num saldo final de 2.608 CNPJs contemplados.

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessora de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito

(82) 99162-5416