Com a pandemia do novo coronavírus, a alegria e o riso se tornam cada vez mais necessários na vida das pessoas. E no último carnaval, com a tradicional folia de rua dando uma pausa em todo o país, Arthur Martins, empreendedor criativo, resolveu unir os conceitos do yoga do riso, no qual as pessoas fazem do riso exercícios físicos, e sua atuação como o Palhaço Bruguello e criou o Bloco do Riso no Instagram (@tu.martins). No período de carnaval, ele realizou três lives e fez a alegria de muita gente.
Nas lives em seu Instagram, Arthur ‘cantou’ grandes clássicos do carnaval em formato de gargalhadas, levando alegria para as centenas de foliões que acompanharam seus espetáculos pela internet, já que não puderam sair de casa. “Foi a forma que encontrei de continuar levando alegria e descontração, já que o carnaval da forma tradicional não pôde ser realizado. Aproveitei a oportunidade para melhorar minha imagem e me conectar mais com o meu público”, ressalta.
O público deu feedbacks positivos e aprovou os espetáculos online. “Muita gente falou que o Bloco do Riso foi a folia que eles não tiveram na rua neste carnaval e encontraram na internet”, lembra Arthur.
Analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Débora Lima, destaca a importância da busca de alternativas para que o empreendedor criativo se aproxime do público e continue a mostrar sua arte.
“Para empreendedores que ainda não estão conseguindo fazer eventos presenciais, esse tipo de iniciativa é muito importante, porque assim eles conseguem continuar alcançando o público e talvez até alcance públicos diferentes, inovando ao oferecer outros produtos e saindo do convencional para um processo que é um tanto desafiador, mas que acaba mudando o modelo mental deles”, conclui.
Economia criativa e a pandemia
Fazer espetáculos online foi a saída que Arthur, de olho em ações do Sebrae Alagoas desde quando começou a participar do projeto Redes Criativas, em 2017, encontrou essa forma de continuar atuante mesmo com a pandemia. As empresas da economia criativa foram uma das mais prejudicadas por esse período de crise sanitária.
No início da pandemia até aqui, ele recebeu consultorias do Sebrae Adapte, que contribuíram ainda mais para fazer com que Arthur tivesse uma visão diferente de suas atividades, passando a levá-las ainda mais como negócio.
“É como se esse apoio que o Sebrae deu ao longo dos últimos anos tivesse me deixado mais preparado para esse período. Isso me fez organizar melhor a casa, dando uma boa base para pôr em prática esse conhecimento, me ajudando a me valorizar mais como artista e empreendedor, além de me fazer enxergar as oportunidades e saber que recursos não são apenas dinheiro”, afirma Arthur Martins.
Planos para o Yoga do Riso e Palhaço Bruguello
Para os meses seguintes, Arthur espera que a pandemia passe para poder voltar com espetáculos e ações presenciais do Yoga do Riso em empresas para trabalhar o riso de forma terapêutica, já que o riso pode trazer melhorias para o desempenho principalmente no trabalho em grupo. “Quero continuar com atividades online, mas espero que logo eu possa retornar com os espetáculos presenciais e, assim, irei continuar levando bem-estar, arte, risos e mais amor ao público”, finaliza.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito
(82) 99162-5416