No Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, celebrado no mundo inteiro nesta segunda-feira (21), o Sebrae Alagoas recebeu em sua sede a cerimônia de lançamento do Coletivo Nosso Ilê. A iniciativa busca trazer mais visibilidade para os afroempreededores alagoanos a partir de atividades como capacitações, mentorias, rodas de conversas, palestras, oficinas, feiras especializadas, divulgação dos afroempreendedores locais, exposições e atividades artísticas e culturais.
Podem participar do coletivo afroempreendedores formalizados ou não, pessoas que se identifiquem com a causa antiracista e pessoas engajadas em fortalecer o movimento afroempreendedor em Alagoas.
De acordo com Thaisa Torres, idealizadora do Coletivo Nosso Ilê e empresária da Duafe Acessórios, a iniciativa surgiu a partir do incentivo do Sebrae após a realização do projeto Empreende Afro 2021 que capacitou diversas empresas. As atividades do coletivo serão desenvolvidas a partir da identificação e busca de parcerias, elaboração de um calendário anual e descentralização das atividades que eram realizadas somente em novembro, mês da consciência negra.
“O coletivo surgiu a partir desse incômodo, de termos visibilidade somente em novembro. Criamos o coletivo para desmistificar isso, porque nós empreendemos o ano inteiro. Não por acaso escolhemos lançar o coletivo nesta data, apresentando nossa pauta e qual a nossa proposta para incentivar e fortalecer o afroempreendedorismo. Juntos somos mais fortes”, afirma Thaisa Torres.
Além da Duafe Acessórios, o Coletivo Nosso Ilê já conta com a participação de empresas capacitadas pelo Sebrae em diversos segmentos: Odara Restaurante, Pretoberância Acessórios, Nc Artmaos, Mirant – treinamento e desenvolvimento de Pessoas, Meu Doce Poder – Lingerie, Magrela Vivi – brinquedos sensoriais, Mandra Aromas, Formmer Afro – Consultoria para afronegócios, Divinas Pretas, Beleza Oculta – espaço terapêutico da beleza e Água De Coco Turismo.
Outro participante do coletivo é Levy Paz, artista visual, curador e produtor cultural, que expôs algumas de suas obras e painéis durante o lançamento do coletivo, com a I Mostra de Arte Preta. A exposição do evento também contou com obras do artista audiovisual Paulo Accioly. Na cerimônia, Levy falou um pouco sobre o que é ser um afroempreendedor da arte em Maceió.
“Tive que virar empreendedor por conta do circuito das artes aqui em Maceió, que é um circuito bastante fechado, branco. Graças a Deus tenho amigos que ajudam, que me colocam no caminho. Se não for assim, você é engolido como pessoa e artista. Temos que ter uma força que não sabemos de onde sai. Cada um que sabe de onde ela vem. Hoje, posso dizer que sou cliente do Sebrae e o Sebrae é meu cliente”, ressalta Levy.
O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages destaca que o coletivo é muito necessário, sobretudo para chamar a consciência de todos para as desigualdades e dificuldades que a sociedade brasileira ainda tem para poder ter acesso a direitos e empreender.
“O coletivo saiu justamente de uma trilha feita no Sebrae em que os afroempreendedores se organizaram para poder chamar a atenção e sensibilizar mais empreendedores para aproveitar as oportunidades que existem ligadas às competências que vocês têm. É importante trazer mais gente para a iniciativa e que eles continuem a se capacitar para o futuro que está vindo rápido que dá oportunidade a todos, onde quer que eles estejam. Chamem mais gente para que possamos acolher as demandas e respondê-los com diferentes soluções, treinamentos e atividades aqui no Sebrae”, conclui.
O lançamento do coletivo ainda contou com uma roda de conversa sobre a intolerância racial dentro do afroempreendedorismo, com as participações de Jonathan Silva, CEO da Formmer Afro e co-fundador da Rede Cenafro em Alagoas; Yalla Barros, da empresa Afroyalla e do ator, diretor, produtor e figurinista Marco Antônio de Campos. A conversa foi mediada por Glória Walker, treinadora comportamental e executive coaching.
A cerimônia ainda teve atrações musicais como o cantor e compositor Gi Silva e o Deejay Barão.
Mais informações para participação no Coletivo Nosso Ilê, basta acessar o perfil: www.instagram.com/coletivonossoile.