ASN AL
Compartilhe

Consumidor deve considerar os pequenos negócios entre as opções de compra para o Dia dos Namorados

Preço mais em conta, promoções e facilidades para o fechamento das vendas são algumas das apostas dos empreendedores
Por Kelmenn Freitas – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

O consumidor que vai dar presente no próximo sábado (12), Dia dos Namorados, deve considerar entre as opções a compra de produtos entre os pequenos negócios. Isso porque os preços costumam ser mais em conta, sem detrimento da qualidade, e muitos empreendedores estão com promoções e facilidades para o fechamento das vendas, como atendimento por WhatsApp ou via direct do Instagram.

A estratégia é uma tentativa de compensar as perdas do ano passado, quando o Dia dos Namorados coincidiu com o auge da pandemia de Covid-19. Naquela época, o país caminhava para o quarto mês de explosão de casos da doença, o que abalou o comércio Brasil afora por causa do fechamento de lojas, shoppings e galerias.

“A principal queixa que eles [os empreendedores] vêm procurando o Sebrae com mais intensidade é que estão vendendo pouco. Perderam muitas vendas do ano passado para cá e a concorrência tem aumentado muito. O que a gente vem orientando a eles é para que se tornem mais competitivos e consigam se sobressair no mercado”, revela Ana Carolina Ávila, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas e que atende o segmento de moda e vestuário.

Como alternativa, ela reforça a manutenção ao máximo do chamado modelo híbrido de negócio – até porque a pandemia segue ‘bagunçando’ a dinâmica mais tradicional de funcionamento do mercado.

“A gente sugere que realmente tenham mais presença digital. A ideia é estimular negócios híbridos, não só ter a loja física, mas também ter presença digital, criar novos canais, blog, uma página no Facebook, uma fanpage. Para que eles tenham outros canais e possam se comunicar com o cliente”, pontua Carolina.

Para atrair a clientela mais ‘enamorada’ nesse Dia dos Namorados, vale quase tudo nas redes sociais dos empreendedores. Só não vale deixar a conta parada, sem interação.

“Porque muitos ficam restritos só a postar, postar, postar… E não é só isso, não é verdade? Você tem que ser mais atrativo para o seu cliente, trazer conteúdos relevantes, provar que você pode ter mais engajamento e conseguir influenciar um número maior de clientes”, destaca a analista do Sebrae Alagoas.

Rumo às redes sociais

E foi exatamente o que o empreendedor Filipe Novaes Luna, da marca de roupas Baska (@baskabrasil), fez: intensificou as publicações e interações na página da loja no Facebook. Ele chegou a criar um site para e-commerce, mas que só deve entrar no ar após o Dia dos Namorados. Para compensar, recorreu então às redes sociais.

“A gente vem explorando cada vez mais as ferramentas de rede social, tendo uma atividade muito frequente e uma comunicação mais intensiva com os clientes por meio do Facebook. Programando anúncios, não necessariamente só fazendo aquela promoção de foto”, revela. “Na verdade, a gente monta toda a campanha auxiliado por uma agência especialista nisso. E isso faz a maior diferença porque a gente chega ao público que de fato a gente precisa”, diz.

É a tecnologia a favor das vendas, o que tem ajudado Filipe e sua loja Baska a identificarem a persona que o empreendedor deseja conversar para então programar o anúncio direcionado a esses clientes. “E aí a gente consegue ter uma mensuração bem efetiva porque a ferramenta nos mostra todos os comportamentos, tanto de fluxo de acesso, de visualização, do perfil dessas pessoas que interagiram com a gente, qual foi a maneira de interação”, conta ele.

Expectativa para as vendas

Quanto à expectativa de vendas para o próximo dia 12, Filipe Luna chama atenção para um movimento interessante: no ano passado, nos dois dias que antecederam o Dia dos Namorados, houve uma procura significativa pelos produtos de sua loja, mesmo quando o comércio estava com tudo 100% fechado por causa da pandemia.

“Se num cenário em que estava tudo totalmente fechado, quando era muito mais amedrontador, do ponto de vista pandêmico, com todo mundo trancado em casa, ainda assim teve uma alta intenção de consumo, então a gente acredita que esse ano vai ser muito melhor. As pessoas, apesar da pandemia estar como vemos, já tentam uma atividade dentro do possível da normalidade. E no que tange à questão de relacionamento social, não será diferente com as pessoas que comemoram essa data”, analisa.

“A gente já sente um movimento melhor nesse início de mês e as datas em que o shopping está aberto. A gente acredita que se a gente tivesse aberto mais, ou por mais dias, a performance seria ainda melhor. Mas vem conforme o movimento nos dias que a gente está abrindo. A expectativa é de fazer um resultado bacana [nas vendas]”, projeta ele.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito: (82) 99162-5416