Capacitação criada para contribuir com o desenvolvimento do potencial de empreendedores do campo, para que eles façam uma gestão mais assertiva e tomem as melhores decisões em seus negócios, o Empretec Rural. Esse curso será realizado com uma turma piloto no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), em Coruripe, inicia hoje (18) e vai até sábado, dia 23 de abril, sempre das 8h às 17h.
O Seminário Empretec Rural é uma vertente do Empretec, principal programa de formação de empreendedores da atualidade, que utiliza metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), aplicado pelo Sebrae em todo o Brasil para estimular as características do comportamento empreendedor em seus participantes.
O curso é focado em empresários rurais ou empreendedores rurais, pessoas que possuem carreira profissional ligada ao setor ou desejo e vocação para empreendimento rural. A adaptação da metodologia do curso nasceu a partir da percepção que as características e necessidades dos negócios rurais são muito diferentes dos negócios urbanos.
A metodologia do seminário intensivo trabalha de forma prática deixando lições importantes para os participantes e desenvolvendo características do comportamento empreendedor como ‘busca por oportunidades e iniciativa’, ‘planejamento e monitoramento sistemático’, ‘estabelecimento de metas’, ‘busca de informações’, ‘persistência’, ‘comprometimento’, ‘correr riscos calculados’, ‘exigência de qualidade e eficiência’, ‘persuasão’, rede de contatos’ e ‘independência e autoconfiança’.
O analista da Agência Integrada de Atendimento do Sebrae em Penedo, Antônio Carlos Pires, destaca a importância de levar o Empretec Rural para a comunidade de produtores que participam da Cooperativa Pindorama, em Coruripe.
“O Empretec Rural é um seminário intensivo destinado a aumentar o potencial do empreendedor do campo para gerir melhor o seu empreendimento rural – ou para iniciar um negócio rural bem-sucedido. O propósito desta capacitação é aumentar a rentabilidade da empresa rural, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de empregos”, enfatiza Antônio Carlos.
Dados do Empretec
Aplicado em mais de 40 países do globo, o Empretec já realizou mais de 12 mil seminários, com mais de 285 mil empretecos participantes. 60% da quantidade total de participantes são de brasileiros. No Empretec, o participante aprende mais do que técnicas de empreender. Ele descobre seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolve suas capacidades e passa por uma imersão de seis dias com desafios para despertar sua identidade empreendedora.
São 60 horas de capacitação, com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e quais são os 10 comportamentos característicos desses perfis.