ASN AL
Compartilhe

Atendimento: veja dicas de como atender o cliente com mais assertividade durante a pandemia

Cumprir os protocolos sanitários, seguir todos os cuidados e ouvir o cliente são algumas das principais dicas para 2021
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe
A pandemia do novo coronavírus afetou várias áreas nas micro e pequenas empresas e fez com que o empresário adaptasse diversos processos, incluindo o atendimento ao cliente. Medidas como o uso do álcool em gel e ajustes para o cumprimento de protocolos sanitários tiveram que ser feitos para evitar a propagação da doença em estabelecimentos comerciais em todo o mundo. Com o distanciamento social, atender clientes pela internet ou telefone passou a ser algo comum.
Como algumas pessoas ainda evitam sair mais de casa, o ideal é que a empresa reforce o relacionamento com o cliente e sua presença online com o uso de tecnologias como os chatbots, atendentes virtuais capazes de responder a questionamentos simples e, em caso de perguntas mais complexas, direcionam o atendimento para colaboradores.
A tecnologia é fundamental para manter a qualidade do atendimento. Como muitas empresas adotaram o regime home office, mesmo trabalhando em casa, os colaboradores podem se comunicar com os consumidores por aplicativos como o WhatsApp ou pelas redes sociais. Com isso, faz-se necessário, também, reforçar a presença digital, é o que diz a gerente da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae Alagoas, Liza Bádue.
“O negócio digital não tem limites geográficos. O empresário precisa realizar sua transformação cultural e entender que é possível ter negócio fisicamente e ainda estender essa experiência no formato digital. Por fim, podemos trabalhar ferramentas de posicionamento digital, desde planejamento digital até o próprio desenvolvimento tecnológico. O Sebrae também pode contribuir neste processo de transformação das micro e pequenas empresas”, afirma Liza.
No atendimento presencial, o ideal é posicionar frascos de álcool em gel em pontos estratégicos da empresa, como na entrada e saída de pessoas. É fundamental para garantir que os colaboradores que saiam para as atividades em campo se higienizem.
Além disso, os clientes que vêm até a loja também notam que a empresa segue uma rotina rígida de higienização, o que melhora a reputação da organização entre essas pessoas. Eles também se sentirão mais confiantes e protegidos para ficar ali por mais tempo.
Mesmo com a vacina, os cuidados devem ser redobrados
Mesmo com o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o vírus ainda irá circular por um tempo. Portanto, os cuidados e o atendimento remoto devem continuar como tendência nos próximos anos. Nos serviços de delivery, por exemplo, entregadores devem portar máscaras e, se possível, luvas.
Além disso tudo, é fundamental ouvir o cliente, perguntar como eles estão se sentindo e quais problemas podem ser resolvidos. Perguntas simples, como “Como vai você? ou “O que podemos fazer para ajudá-lo?” são objetivas e mostram que a empresa se põe inteiramente à disposição para tirar dúvidas.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar sebrae.com.br/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Lívia Enders
(82) 99162-5416