O Programa Alagoas Maior, parceria do Sebrae Alagoas e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur/AL), segue com a realização de ações de inserção de produtos genuinamente alagoanos no mercado. Uma delas é a abertura de uma loja no Parque Shopping Maceió, onde é possível encontrar mais de 70 produtos feitos por 10 grupos produtivos. Entre os produtos estão: mel, própolis, sequilhos, rapadura e peças de artesanato como colares e cocás da tribo Xukuru-kariri; sandálias, cintos e bolsas em couro de tilápia.
Com a expertise do Sebrae Alagoas, os grupos participantes receberam capacitações e consultorias de gestão, mercado e tecnológicas, com o foco na melhoria da gestão, processos e produtos, marca, rotulagem e informações nutricionais de diversos produtos.
De acordo com a gerente adjunta da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas, Fátima Aguiar, após a capacitação desses grupos, foram realizadas rodadas de negócio, divulgação dos produtos, inserção em compras governamentais (estado e municípios), participação em feiras e eventos, além da divulgação em mídias sociais.
Ela também reforçou a importância desse trabalho para que esses produtores possam vender mais, sobretudo nesse período de pandemia e, assim difundir mais produtos locais no mercado, levando desenvolvimento para os empreendedores envolvidos e suas famílias.
“Este novo canal surge como mais um diferencial de comercialização desses produtos, ampliação de vendas, além de gerar mais renda para os produtores. Iniciativas assim são realizadas visando a divulgação desses produtos e, a partir disso, são geradas novas demandas e, consequentemente, o aumento dos volumes de produção e vendas. Esse fluxo de geração de riqueza promove a melhoria da qualidade de vida dos produtores e o desenvolvimento do território onde estão inseridos”, conclui.
Programa Alagoas Maior e outros canais de venda
A iniciativa é apenas um dos canais de comercialização. O programa também facilitou a comercialização desses produtos em supermercados, mercadinhos, farmácias, lojas de produtos naturais, feiras, entre outros. Ao todo, fazem parte do programa 22 organizações coletivas entre associações e cooperativas, com produtos de seis atividades: Horticultura, Fruticultura, Mandiocultura, Apicultura, Ovinocaprinocultura e Turismo (atividades correlatas).
O Programa Alagoas Maior teve início em agosto de 2019, na I Plenária do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, onde foi assinado o convênio para sua execução, que substitui e amplia as ações previstas no Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), executado por 15 anos no estado. O projeto tem mais de 12,5 mil beneficiários (diretos/indiretos), com o foco em três regiões territoriais: Sertão, Agreste e Serrana dos Quilombos.
Os grupos beneficiados recebem capacitações e consultorias de gestão, mercado e tecnológicas, voltadas à introdução de novos produtos e processos, de acordo com diagnósticos prévio, como também poderão receber equipamentos para melhoria dos processos produtivos, assim como a prospecção e abertura de novos mercados.
Atendimento remoto
A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito: (82) 99162-5416