ASN AL
Compartilhe

Agentes Locais de Inovação participam de evento de integração no Sebrae Alagoas

Encontro contou com apresentações sobre o Sebrae Alagoas, suas unidades e orientações para os novos 10 agentes
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Para iniciar o novo ciclo do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), o Sebrae Alagoas realizou em sua sede, em Maceió, na última segunda-feira (1º), o evento de integração do ALI com os 10 novos agentes que irão atuar em empresas na grande Maceió, Litoral Sul, Agreste e Sertão Alagoano. O encontro, que seguiu os protocolos sanitários, serviu para integrar os agentes ao Sebrae e apresentar as estruturas, funcionamento e estratégias, bem como acolher os ALIs e dar as boas-vindas. O programa é promovido pelo Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os agentes foram recebidos pelo diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, que iniciou sua palestra destacando a missão do Sebrae de ajudar o brasileiro a empreender e trabalhar pilares do empreendedorismo como a sustentabilidade e a inovação, que, segundo ele, é uma cultura que deve ser implantada na sociedade.

“Inovar é um processo. É a adoção de uma tecnologia que altera o padrão competitivo de um negócio. A adoção de um canal de distribuição é inovar. Por exemplo, adotar um aplicativo, uma estratégia de delivery baseada em aplicativos. Esse foi, durante esse período de pandemia, o fator que fez com que muitos negócios conseguissem sobreviver. Mas isso não é o suficiente e vocês sabem que uma sociedade passa a ser mais competitiva quando isso se torna parte de um mindset, de uma cultura de inovação”, pontua.

Em sua apresentação, Vinicius Lages reforçou suas expectativas para a atuação do ALI neste que é o quinto ciclo do programa em Alagoas.

“Esperamos que esses esforços que vocês irão empreender junto ao Sebrae sejam transformadores para a vida de vocês. Que seja assim como foi para cerca de 80 outros agentes que participaram do programa. Que isso também seja transformador para vocês e que vocês entendam bem o que está acontecendo no mundo, na economia cada vez mais interconectada, por mais que alguns retrocessos de antiglobalização estejam sendo colocados. O mundo ficou mais complexo”, concluiu.

Incentivada por Vinicius Lages, Klívia Rêgo, uma das novas agentes selecionadas falou sobre suas expectativas e sobre o período de seleção e preparação dos agentes que irão iniciar sua atuação a partir do mês de março.

“Gostei bastante das capacitações. Foi muito gratificante, principalmente por fazer essa troca de conhecimento com pessoas de formações totalmente diferentes, realidades e experiências diferentes. Todo o conteúdo foi passado de forma interativa, mesmo diante do computador. Sou grata a todos por essas etapas. A tendência agora é crescer mais e agregar o máximo possível aos pequenos negócios”, afirma.

Em seguida, a gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Alagoas, Fabrícia Carneiro, apresentou um pouco da história do Sebrae, missão, visão, clientes, atuação, abrangência e estrutura organizacional. Já a chefe de Gabinete da Diretoria Executiva do Sebrae Alagoas, Sandra Torres, abordou o Código de Ética e a Ouvidoria do Sebrae.

ALI na capital e no interior

Consultora responsável pela supervisão do ALI na região de Maceió, Graça Silva, lembrou que o foco do ALI nesse novo ciclo será, além da inovação, a produtividade das empresas do estado. “A proposta desse ciclo é fazer com que as empresas tenham um impacto maior na produtividade. Depois desse ano de pandemia, vamos atuar para resgatar valores, indicadores e informações que estão adormecidas nas empresas. Esse ciclo do ALI tem como proposta ser o acelerador do sucesso, para fazer tudo em tempo mais curto”, diz.

Já o consultor responsável pelo ALI no Litoral Sul, Agreste e Sertão Alagoano, Sávio Carnaúba, espera que o programa alcance mais empresas no interior. “Nesse ciclo iremos interiorizar ainda mais a atuação dos agentes no interior do estado, principalmente em municípios como Arapiraca, que já era contemplada pelo ALI, além de Delmiro Gouveia e Penedo, englobando o Sertão e o sul do estado. Com isso, iremos proporcionar um maior processo de inovação e produtividade nas micro e pequenas empresas, principalmente nesse período de pandemia. Acredito que iremos englobar ainda mais empresas atendidas e, consequentemente, impactando mais pessoas”, finaliza.

Programação

No período da tarde, a programação seguiu com atividades presenciais e remotas para apresentar aos agentes a atuação das unidades do Sebrae Alagoas e discutir temas ligados à Lei Geral de Proteção de Dados. A programação foi finalizada com o repasse de informações gerais sobre o programa, realizado pelo analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas e gestor do Programa ALI no estado, Fábio Rosa.

As empresas interessadas podem ter acesso ao Programa ALI por meio do site: brasilmais.economia.gov.br/

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito

(82) 99162-5416

[email protected]