ASN AL
Compartilhe

Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia apresenta resultados de 2020

Sebrae atuou em 22 municípios do Sertão com consultorias, capacitações e fortalecimento de segmentos e ecossistemas empresariais
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Em 2020, as micro e pequenas empresas do Sertão Alagoano contaram com uma atuação cada vez mais intensa da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia que contribuiu, sobretudo, para a resiliência do empreendedorismo durante a pandemia do novo coronavírus e após a retomada dos negócios. O Sebrae atuou com suas carteiras de clientes ofertando soluções e acompanhamento da evolução de cada cliente, sempre ofertando consultorias focadas em gestão, inovação e tecnologia através do Sebraetec.

A agência atuou com ações nos 22 municípios da área de abrangência no Sertão Alagoano, com destaque para o trabalho em Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Piranhas, atendendo quase 3 mil empresas na região. Outro ponto forte foi o trabalho de planejamento participativo com o turismo, com grande envolvimento dos empresários do trade turístico nas ações, gerando pertencimento e consolidando um trabalho feito há quatro anos na região.

Ao todo, a Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia promoveu 1,7 mil consultorias, totalizando quase 10 mil horas. Um número recorde, mais que o dobro de horas dos anos anteriores. Além disso, também foram ofertadas mais de 6,5 mil orientações técnicas e mais de 2 mil pessoas capacitadas. Nas ações envolvendo Educação Empreendedora, quase 1,3 mil professores e alunos foram capacitados.

De acordo com o gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, o ano de 2020 foi desafiador, mas com a readaptação da equipe foi possível ter esses resultados expressivos para o Sebrae e seus clientes do Sertão que também precisaram ser resilientes diante do novo cenário.

“Em 2020, o grande desafio diante dessa crise foi readaptar, reinventar os negócios para o modelo ‘figital’ – físico e digital. Muitas das empresas que atendemos passou a atender através do comércio virtual, impulsionando a parte da presença digital, implementação de e-commerce e sites. Conseguimos ver uma adaptação muito rápida das empresas nesse cenário”, afirma.

Fortalecimento de ecossistemas e expectativas para 2021

Ainda segundo Vitor Pereira, em 2020, os ecossistemas empresariais da região foram fortalecidos, entre eles o ecossistema de inovação do Sertão, que trabalha 3 segmentos prioritários: turismo e economia criativa; agroprodução; tecnologia da informação e comunicação, envolvendo, além do próprio Sebrae instituições de ensino e órgãos de fomento da região, com a participação de mais de 50 membros.

O ano também marcou o início do ecossistema de Negócios de Impacto Social e Ambiental (NISA), que também conta com mais de 50 membros. O Sebrae atuou qualificando essas iniciativas como negócio para que elas busquem contribuir com o meio ambiente, ajudando as pessoas e, também, obtenham lucros.

Vitor Pereira enfatiza que os clientes e segmentos podem esperar novidades para 2021. “Os clientes podem esperar uma maior centralidade da nossa atuação sempre neles. Eles sempre serão o centro do negócio. Nós respiramos isso. Iremos promover, de fato, a melhor experiência possível para eles e o sucesso deles. Eles podem esperar por muitas novidades, visto que somos ávidos por inovação tanto na oferta de produtos, quanto no modo de operar para falar, cada vez mais, a língua do cliente”, finaliza.