ASN AL
Compartilhe

InovaCoop reforça conexão entre inovação e cooperativismo em Alagoas

Evento promovido pelo Governo do Estado reuniu startups, cooperativas e parceiros estratégicos no auditório do Sebrae 
Por Nathália Conrado
ASN AL
Compartilhe

O auditório do Sebrae Alagoas, em Maceió, foi palco, nesta terça-feira (3), de um encontro voltado para a construção de um novo cenário de desenvolvimento econômico no estado. Realizado pelas Secretarias de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o InovaCoop – conexão com o ecossistema de startups alagoanas – reuniu representantes do setor público, cooperativas, agricultores familiares, instituições de pesquisa e startups para debater caminhos conjuntos rumo à inovação e à integração produtiva.

Representando o Sebrae Alagoas, o superintendente Domício Silva abriu o evento e destacou a importância de fortalecer os laços entre inovação e economia solidária, com foco no desenvolvimento regional.

“O InovaCoop representa uma oportunidade concreta de integrar tecnologia e empreendedorismo de base comunitária. Ao promover esse diálogo entre startups, cooperativas e instituições públicas, estamos criando as bases para um ecossistema mais inclusivo, sustentável e competitivo. O Sebrae tem orgulho de ser parte ativa dessa transformação”, afirmou.

A programação incluiu paineis temáticos sobre transformação digital no cooperativismo, apresentação de soluções tecnológicas para a agricultura familiar e divulgação de editais de fomento à inovação. Os conteúdos foram pensados para aproximar os pequenos negócios das oportunidades oferecidas pelo avanço tecnológico, reforçando o papel da inovação como vetor de crescimento.

A secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, ressaltou o papel do InovaCoop dentro da política estadual de desenvolvimento, destacando o impacto na agricultura familiar, na geração de renda e na diversificação econômica.

“O Sebrae Alagoas tem sido um grande parceiro nos projetos de inovação do Governo de Alagoas. Com o InovaCoop, damos mais um passo na construção de uma Alagoas produtiva e inovadora. Estamos criando pontes entre o tradicional e o futuro, com foco na inclusão produtiva e no fortalecimento dos nossos pequenos empreendedores. O que lá trás era o ideal, hoje é o necessário”, ressaltou.

Além de impulsionar a cultura da inovação no meio produtivo, a proposta do InovaCoop é aproximar soluções tecnológicas da realidade de quem está na ponta, promovendo eficiência, competitividade e impacto social positivo.

Para Francisco Anderson, da Entoprófagi, startup que atua no segmento de biofertilizantes, espaços como esse são fundamentais para a troca de experiências e a construção de perspectivas promissoras para o futuro.

“O Brasil está entre os maiores consumidores de agrotóxicos importados do mundo. Nossa missão é justamente desenvolver soluções naturais, sustentáveis e acessíveis em biofertilizantes, que realmente façam a diferença no dia a dia dos agricultores e facilitem o acesso à tecnologia no campo”, destacou.

Além do superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, e da secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão; o evento contou ainda com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões; e do presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo; e de representantes do poder público e de cooperativas alagoanas.undo. Nossa missão é justamente desenvolver soluções naturais, sustentáveis e acessíveis em biofertilizantes, que realmente façam a diferença no dia a dia dos agricultores e facilitem o acesso à tecnologia no campo”, destacou.

Além do superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, e da secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão; o evento contou ainda com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões; e do presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo; e de representantes do poder público e de cooperativas alagoanas.

-

-