ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas apresenta Programa Cidade Empreendedora à Prefeitura de Maceió

Reunião institucional reuniu gestores municipais para debater soluções voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios da capital
Por Nathália Conrado
ASN AL
Compartilhe

Com foco no desenvolvimento socioeconômico da capital alagoana, o Sebrae Alagoas reuniu, na última quarta-feira (28), secretários da Prefeitura de Maceió para apresentar as soluções do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa tem como propósito fortalecer a atuação do poder público como agente facilitador do empreendedorismo local, especialmente para micro e pequenos negócios.

Recepcionados pelo diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, pela gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae (UAN), Íria Almeida, e pela gerente de Relacionamento do Sebrae, Fátima Aguiar, os gestores municipais conheceram os 10 eixos que estruturam o programa e discutiram possibilidades de adesão alinhadas às demandas da cidade.

“Nosso objetivo é identificar, junto ao município, os principais gargalos enfrentados pelos pequenos negócios e, a partir disso, propor soluções eficazes que fortaleçam o ambiente empreendedor da capital. O Sebrae está pronto para caminhar ao lado de Maceió, na medida e na direção que a cidade precisar”, destacou o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima.

O diretor de Sebrae, Keylle Lima, recebeu representantes da prefeitura de Maceió para apresentar as soluções do Programa Cidade Empreendedora. Foto: Julio Vasconcelos

Durante o encontro, Íria Almeida reforçou a importância estratégica da capital para o empreendedorismo em Alagoas. “Cerca de 80% dos empreendedores do estado estão em Maceió. Atendê-los a partir do poder público municipal significa impactar positivamente todo o ecossistema de negócios do estado”, pontuou.

Na ocasião, o secretário João Felipe Borges, titular da pasta da Fazenda e responsável pelas Salas do Empreendedor e pelo Comitê Gestor da REDESIM, ressaltou a relevância da iniciativa. “Para que uma cidade prospere, é preciso caminhar lado a lado com os pequenos empreendedores. Com capacitação e suporte adequados, é possível romper paradigmas e gerar um ciclo virtuoso de crescimento. Já tivemos experiências positivas com o Sebrae e queremos retomar essa parceria”, afirmou.

A reunião contou com a presença dos representantes das secretarias municipais de Fazenda; da Agência de Licitações, Contratos e Convênios – ALICC; de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEDCITI; de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB; do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió – IPLAN, e da Subsecretaria de Educação – SEMED.

-

Programa Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é voltado a gestores públicos comprometidos com a geração de oportunidades e a melhoria do ambiente de negócios em seus territórios. A proposta é atuar de forma sistêmica com as prefeituras, apoiando políticas públicas que promovam inclusão, cooperação e competitividade, por meio de dez eixos de atuação: Gestão Municipal; Lideranças Locais; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Cooperativismo e Crédito; e Inovação e Sustentabilidade.

A expectativa é de que, a partir do diálogo com o Sebrae, a Prefeitura de Maceió possa identificar os eixos prioritários e avançar na construção de uma cidade mais empreendedora, inclusiva e sustentável.