Um grupo de 14 empresários do comércio varejista de alimentos e bebidas de Alagoas participou, nesta semana, de uma missão empresarial promovida pelo Sebrae Alagoas. A iniciativa levou os empreendedores à cidade de São Paulo para participarem da APAS Show 2025, a maior feira de supermercados do mundo, e também para conhecer de perto o funcionamento do icônico Mercado Municipal de São Paulo, um dos principais polos de comercialização de alimentos do Brasil.
A analista do Sebrae Alagoas, Agda França, que acompanhou o grupo, explica que a missão teve como objetivo estimular o conhecimento técnico, a inovação e a busca por novas parcerias e soluções. “Trouxemos empresários de supermercados, distribuidoras de bebidas, bombonieres e boutiques de carne. A visita técnica ao Mercado Municipal foi um verdadeiro aulão sobre operação, logística, marketing digital e promocional. Os empresários estão muito satisfeitos com tudo que aprenderam e vivenciaram”, destacou.
Além de conhecer os expositores que participaavam da feira e realizar contatos estratégicos com fornecedores, os alagoanos também trocaram experiências com empresários de outras regiões do país. Para muitos, essa foi a primeira participação em uma feira de negócios em São Paulo, o que ampliou sua visão sobre o potencial de crescimento dos pequenos negócios.
Vivência como investimento
Fábio Vergetti, do Mercadinho Cesta de Complementos, localizado no bairro do Antares, em Maceió, compartilhou que o evento foi muito proveitoso e da próxima vez trará também o gerente. “Achava que participar de um evento como esse era gasto, mas entendi que é um investimento. Voltamos com outra visão de mercado e já prospectamos parcerias com fornecedores que vão nos visitar.”, afirmou.
Ronie Leão, da Bomboniere Leão, também avaliou positivamente a experiência. “A visita técnica e o contato com tantos empreendedores do setor foi um aprendizado valioso. Estou levando para Maceió novos conhecimentos em gestão, inovação e boas práticas que certamente aplicarei no meu negócio. Só tenho a agradecer ao Sebrae por essa oportunidade.”, destacou.
A missão integra a estratégia do Sebrae Alagoas de conectar os pequenos negócios às grandes tendências do mercado, promover o acesso a novas tecnologias e estimular a competitividade do comércio local. A APAS Show, além de ser uma vitrine global, é um ambiente fértil para a troca de ideias, fechamento de parcerias e fortalecimento do setor supermercadista.

