ASN AL
Compartilhe

Empresários alagoanos vivenciam experiência transformadora em missão técnica na APAS Show 2025

Além da Feira, os empreendedores fizeram uma visita ao Mercado Municipal de São Paulo, símbolo de comercialização de alimentos no país
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Um grupo de 14 empresários do comércio varejista de alimentos e bebidas de Alagoas participou, nesta semana, de uma missão empresarial promovida pelo Sebrae Alagoas. A iniciativa levou os empreendedores à cidade de São Paulo para participarem da APAS Show 2025, a maior feira de supermercados do mundo, e também para conhecer de perto o funcionamento do icônico Mercado Municipal de São Paulo, um dos principais polos de comercialização de alimentos do Brasil.

A analista do Sebrae Alagoas, Agda França, que acompanhou o grupo, explica que a missão teve como objetivo estimular o conhecimento técnico, a inovação e a busca por novas parcerias e soluções. “Trouxemos empresários de supermercados, distribuidoras de bebidas, bombonieres e boutiques de carne. A visita técnica ao Mercado Municipal foi um verdadeiro aulão sobre operação, logística, marketing digital e promocional. Os empresários estão muito satisfeitos com tudo que aprenderam e vivenciaram”, destacou.

Além de conhecer os expositores que participaavam da feira e realizar contatos estratégicos com fornecedores, os alagoanos também trocaram experiências com empresários de outras regiões do país. Para muitos, essa foi a primeira participação em uma feira de negócios em São Paulo, o que ampliou sua visão sobre o potencial de crescimento dos pequenos negócios.

Vivência como investimento

Fábio Vergetti, do Mercadinho Cesta de Complementos, localizado no bairro do Antares, em Maceió, compartilhou que o evento foi muito proveitoso e da próxima vez trará também o gerente. “Achava que participar de um evento como esse era gasto, mas entendi que é um investimento. Voltamos com outra visão de mercado e já prospectamos parcerias com fornecedores que vão nos visitar.”, afirmou.

Ronie Leão, da Bomboniere Leão, também avaliou positivamente a experiência. “A visita técnica e o contato com tantos empreendedores do setor foi um aprendizado valioso. Estou levando para Maceió novos conhecimentos em gestão, inovação e boas práticas que certamente aplicarei no meu negócio. Só tenho a agradecer ao Sebrae por essa oportunidade.”, destacou.

A missão integra a estratégia do Sebrae Alagoas de conectar os pequenos negócios às grandes tendências do mercado, promover o acesso a novas tecnologias e estimular a competitividade do comércio local. A APAS Show, além de ser uma vitrine global, é um ambiente fértil para a troca de ideias, fechamento de parcerias e fortalecimento do setor supermercadista.