Empresários do setor de moda participaram de um evento exclusivo nesta quinta-feira (10), em Arapiraca, durante o 1º Encontro de Moda do Agreste. Promovido pelo Sebrae Alagoas, o encontro foi um espaço estratégico de escuta, troca de experiências e conexão entre empreendedores, com o objetivo de fortalecer relacionamentos e impulsionar o desenvolvimento do setor na região.
O Encontro teve início com o depoimento da empresária Larissa Canuto, natural de Palmeira dos Índios e com lojas em Arapiraca. Ela é proprietária da franquia de moda fitness American Crime e da sua marca autoral de alfaiataria, Lary Canuto.
A empresária expressou sua felicidade em participar de ações promovidas pelo Sebrae, ressaltando a importância da parceria para o fortalecimento dos pequenos negócios, especialmente no segmento da moda. Para ela, poder compartilhar sua vivência com outras empreendedoras é uma forma de mostrar que todo negócio tem um ponto de partida.
“Quando se tem um parceiro como o Sebrae, tudo se torna mais fácil.Acredito que esse encontro é essencial para a nossa região, que ainda é muito carente de iniciativas voltadas para esse setor. A moda impacta diretamente na economia da nossa cidade. Se conseguirmos fortalecer essa união, temos tudo para crescer ainda mais e, quem sabe, colocar Arapiraca no mapa nacional quando se fala de moda”, destacou.
Na sequência, houve um espaço de escuta ativa aliada à análise SWOT, identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dos empresários do setor, permitindo uma compreensão completa dos desafios e oportunidades da moda no agreste alagoano.
Adriana Coelho, trainee do Sebrae Alagoas, explicou que o objetivo do encontro foi entender as demandas reais dos empreendedores para propor ações mais alinhadas à realidade local. “Queremos ouvir quem está na linha de frente da moda no Agreste, compreender seus desafios e, a partir disso, construir soluções práticas, inovadoras e sustentáveis. Esse é um passo importante para fortalecer o ecossistema da moda regional”, destacou.
Próximos passos
As informações coletadas durante o evento serão organizadas em um relatório diagnóstico, com as principais demandas e sugestões apontadas pelos participantes. Com base nesse material, o Sebrae planeja realizar mais dois encontros de moda ao longo do ano, com foco em palestras temáticas e capacitações voltadas para os principais desafios do setor.
Além disso, já está em fase de preparação a 2ª edição do Inspire-se: Festival de Moda do Agreste. A primeira edição, realizada em 2024, contou com a palestra da renomada estilista Gaby Farias e um desfile com peças assinadas por artistas e artesãos da região.
Com uma proposta que une moda, capacitação, responsabilidade social e sustentabilidade, o evento busca valorizar o talento local e ampliar oportunidades de mercado para os empreendedores da moda. “Nosso objetivo é continuar fortalecendo esse ecossistema de forma colaborativa, estratégica e sustentável”, concluiu Adriana Coelho.