ASN AL
Compartilhe

Empreendedores da periferia voltam a contar com orientação gratuita do Sebrae Alagoas

Projeto Acelera Perifa entra na segunda fase e empresários interessados podem se inscrever até o próximo dia 20 de janeiro
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Os empreendedores de comunidades periféricas da cidade de Maceió têm uma nova oportunidade para participar do programa Acelera Perifa. As inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro, através do site https://bit.ly/inscricaoempreendedor. O projeto, promovido pelo Sebrae, fornece orientações gratuitas que auxiliam no desenvolvimento e no fortalecimento dos negócios existentes nessas localidades.

Podem participar empreendedores, Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresas (ME) das periferias de Maceió. Esta é a segunda etapa do projeto, a primeira encerrou no dia 11 de dezembro e selecionou os agentes de empreendedorismo, que irão atuar diretamente nas comunidades, se relacionando com os empresários, identificando as necessidades de melhorias e prestando as primeiras orientações.

Por meio da aplicação da ferramenta de diagnóstico, disponibilizada pelo Sebrae, o objetivo dos agentes é identificar as necessidades de melhoria na gestão dos negócios atendidos, sensibilizando para a implementação de processos, realizando orientações para apoio à gestão e inserindo em uma jornada de relacionamento em abordagem híbrida (presencial e/ou on-line).

Em 2024, o projeto piloto do Projeto Acelera Perifa atuou nos bairros do Reginaldo, Denisson Menezes e Jacintinho, impactando mais de 300 pessoas. Ofereceu mais de 850 horas de orientação e capacitou até 150 empreendedores, a maioria entre 41 e 60 anos, atingindo um público predominantemente feminino.

Os setores mais representados foram alimentação, beleza e estética, e moda. As capacitações melhoraram o planejamento, o marketing e auxiliou dando noções financeiras aos participantes, mas o maior impacto foi o fortalecimento da autoestima, especialmente entre as mulheres.