O Sebrae Alagoas realizou, nesta sexta-feira (22), o Movimenta Sertão, uma iniciativa que uniu educação e cultura em uma experiência enriquecedora para os estudantes da rede pública de Delmiro Gouveia. Direcionado a alunos do Ensino Fundamental e Médio, o projeto levou crianças e jovens a um dos cinemas da cidade para assistir filmes que serviram como ponto de partida para reflexões sobre competências empreendedoras essenciais para serem aplicadas no futuro.
Com duas sessões realizadas, o evento utilizou a magia do cinema como uma poderosa ferramenta de aprendizado. A curadoria dos filmes foi feita para atender às especificidades de cada grupo, utilizando narrativas que dialogam com os desafios e as oportunidades do universo empreendedor. Cada sessão foi seguida de uma conversa interativa, onde educadores e facilitadores especializados ajudaram os alunos a conectar a história dos filmes com habilidades como criatividade, pensamento crítico, competências socioemocionais e inovação.
Divertidamente 2 foi exibido para os alunos do Fundamental e Soul para os estudantes do Nível Médio. Histórias inspiradoras com temas sobre sentimentos e comportamentos foram destaque, como relatou Aline Canabarro, analista da agência Sebrae em Delmiro Gouveia. “Abordar emoções e empreendedorismo através do cinema gerou memórias afetivas e reflexões importantes nos alunos. Eles saem daqui sabendo que empreender é transformar seu futuro com autoconhecimento e ação”, afirma.
Os estudantes que assistiram Divertidamente 2 trabalharam temas de superação e colaboração de forma lúdica, enquanto os alunos que viram Soul tiveram contato com um enredo mais complexo, explorando inovação, liderança e resolução de problemas. Durante as conversas interativas, eles foram incentivados a refletir sobre como os valores e atitudes apresentados nas narrativas podem ser aplicados em suas próprias vidas e carreiras.
“Foi uma experiência ímpar. Pensar o filme além do entretenimento, conectando-o ao que já trabalhamos em sala de aula, foi algo incrível para os alunos”, comentou a professora Aparecida Soares, da Escola Afrânio Salgado Lajes. Além de promover a cultura e o acesso ao cinema, o Movimenta Sertão teve como objetivo principal inspirar os jovens a desenvolverem uma mentalidade empreendedora e inovadora.