Cães, gatos e outros pets foram as estrelas do “Encontro Animal”, evento organizado pelo Sebrae Alagoas para fortalecer o segmento pet em Arapiraca. De sexta-feira (22) a domingo (24), centenas de pessoas e seus animais de estimação circularam pelo espaço no Partage Shopping.
O evento foi o primeiro do segmento pet promovido no Agreste alagoano e, de acordo com a analista do Sebrae Arapiraca, Angélica Soares, que, junto com a analista Pryscilla Lira, foi responsável pela organização do evento, representa o fortalecimento desse nicho na região.
“A visão das pessoas mudou, e hoje o pet é um membro da família que merece atenção e cuidado como qualquer outro. Por conta disso, esse segmento tem crescido e se diversificado muito nos últimos anos. Não é só banho e tosa, como antes, mas também serviços especializados e uma atenção maior à saúde e ao bem-estar deles. Um evento como esse é importante para mostrar ao público de Arapiraca a diversidade de serviços existentes na nossa cidade para cuidar e deixar felizes os pets que tanto amamos”, explicou Angélica Soares.
Atualmente, o Sebrae Arapiraca atende mais de cem clientes no segmento pet, tanto no setor de comércio quanto no de serviços, sendo responsável por ajudar muitas clínicas veterinárias a se desenvolverem e ampliarem seus negócios.
“O médico veterinário aprende na faculdade a ter uma visão técnica sobre o pet, mas não tem a mesma visão técnica sobre o comportamento empreendedor. É aí que o Sebrae entra, oferecendo consultoria em áreas como gestão, planejamento financeiro e controle de estoque, entre outras, ajudando a desenvolver a empresa”, explicou Pryscilla Lira.
O “Encontro Animal” reuniu clínicas veterinárias, laboratórios de análises clínicas, pet shops, distribuidores e fornecedores do segmento, além de ONGs de resgate e proteção animal, que promoveram uma feira de adoção responsável de cães e gatos. O evento contou também com palestras sobre saúde animal, alimentação e cuidados com os pets e, nos estandes das clínicas, os tutores podiam levar os pets para consultas, vacinação e orientações.
O desfile pet foi o momento mais fofo da programação, mas o ponto alto mesmo foram os negócios. Além do networking entre as pet shops, as empresas, as clínicas veterinárias e as ONGs convidadas tiveram a oportunidade de apresentar seus serviços e fechar novas vendas.
“O evento foi muito positivo, principalmente para alcançar mais visibilidade para a clínica. Conseguimos mostrar nossos serviços e também realizar vendas. Sou médico veterinário e empreendedor há pouco tempo, e comecei minha parceria com o Sebrae há seis meses. Nesse período, fiz cursos e capacitações, como o de fluxo de caixa, que me ajudaram a entender como funciona a engrenagem de uma empresa e que têm sido muito úteis no dia a dia. Hoje só tenho a agradecer ao Sebrae e desejar que nossa parceria se fortaleça mais e mais”, declarou Thales Dantas, proprietário da VetArapiraca.