A abertura oficial da 74ª Expoagro de Alagoas aconteceu na noite desta sexta-feira (25), no Parque José da Silva Nogueira, em Maceió. A solenidade, em frente ao Espaço Sebrae, contou com a presença de autoridades, entidades ligadas ao agronegócio e o público em geral. O evento segue até o dia 3 de novembro com uma programação completa que inclui leilões, workshops, cursos e atividades lúdicas para toda família.
A Expoagro Alagoas se consolida mais uma vez como um dos principais eventos do setor no estado. O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, ressaltou que o evento não apenas promove o agronegócio, mas também valoriza a agricultura familiar e produtores de todos os portes.
“Com o apoio contínuo do governo estadual, representado pelo governador Paulo Dantas, a Expoagro se posiciona em um momento histórico de fortalecimento do setor no Estado. Além de fomentar negócios, o evento se destaca pela qualidade das exposições e pela superação de desafios, consolidando-se como um marco no calendário agropecuário de Alagoas”, afirmou Domício Silva.
A Expoagro também se preocupa em oferecer um ambiente acolhedor para as famílias que visitam o local. “Nosso papel sempre foi resgatar as famílias e trazê-las para esse ambiente”, disse ele, destacando as atrações que vão além dos negócios, como o lazer, provas e leilões de animais, proporcionando uma experiência completa aos visitantes. Dentro do evento, o Espaço Sebrae está oferecendo uma programação especial para crianças e adultos, criando uma experiência lúdica, tendo como tema uma estação de trem em pleno Parque da Pecuária.
Segundo o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, o fortalecimento do setor agrícola é resultado de parcerias sólidas e comprometidas, entre o setor produtivo e o Sebrae. Ele destacou que o desenvolvimento da agricultura familiar e dos pequenos produtores rurais depende também da participação dos médios e grandes produtores. “O trabalho iniciado há algum tempo na área de genética, que hoje permite a internacionalização do setor em Alagoas e no Nordeste, é fruto dessas colaborações e alternativas discutidas para o agro”, afirmou.
A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, celebrou conquistas importantes que vem permitindo o livre comércio de produtos agropecuários. “O agro é quem eleva o PIB do estado, e a previsão é de um aumento de 6,5% este ano, segundo pesquisa do Santander”, destacou. Ela também ressaltou o apoio do governo em iniciativas como a genética bovina, o plano da agricultura familiar e programas estaduais, como o PAA e a entrega de sementes, que fortalecem o setor.
Para o Secretário de Governo, Vitor Pereira, o crescimento econômico do estado está diretamente ligado à parceria entre o setor público e a iniciativa privada, especialmente no agronegócio. “O segmento agrícola, junto com a pecuária, gera empregos tanto no campo quanto na cidade, e o governo do estado amplia esses investimentos em áreas como infraestrutura, saúde e programas sociais”, destacou. Ele também ressaltou o desempenho econômico de Alagoas, que cresceu 6,5% no último ano, com previsão de 3,5% para este ano, superando a média do Nordeste.
Durante a Expoagro, será inaugurado o um novo Espaço de Eventos do Senar Alagoas. A solenidade vai acontecer no dia 2 de novembro e vai contar com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Senar Nacional e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins.
“É uma nova área de convivência para os produtores rurais alagoanos que, além da programação durante a Expoagro, passa a ser um espaço físico permanente do Senar no Parque da Pecuária”, revela o presidente da Faeal, Álvaro Almeida.
No dia 30, quarta-feira, acontecerá o 2º Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas, no Espaço Fábrica de Eventos em Jaraguá. O evento vai reunir mais de mil mulheres, em torno de uma programação diversificada, tendo como tema central o protagonismo feminino no agronegócio.
Espaço Sebrae
Além do ambiente interativo com o tema estação de trem no Espaço Sebrae, a estrutura da instituição na Pecuária também conta com uma praça de alimentação onde será possível conhecer diversos produtos de clientes do Sebrae, como acarajé, brownie, tortas, bombons no pote, brigadeiros, cafés, maçã do amor, tapioca e cuscuz recheado.
Além disso, uma rica programação cultural traz apresentações ao vivo para crianças e adultos, oficinas de pintura em ecobag nos dias 26 de outubro e 2 de novembro e montagem de bijuteria infantil nos dias 1 e 3 de novembro. Ao longo de todo o evento serão disponibilizados abafadores de sons para o público neurodivergente.
Clique aqui para ter acesso à cobertura fotográfica do evento.