Com uma ideia inovadora, que estimula o empreendedorismo e a educação, as estudantes do nível fundamental da Escola Municipal D. Maria de Araujo Lobo, do município de Marechal Deodoro, ganharam a etapa estadual na categoria Imagina (8º e 9º do Ensino Fundamental) do Desafio Liga Jovem. As estudantes Sara Medeiros e Laura Souza, da equipe TechLobos, também foram classificadas para etapa nacional.
A premiação da etapa estadual aconteceu na manhã desta terça-feira (22), na sede do Sebrae, em Maceió. O objetivo do evento foi reconhecer os participantes do Desafio Liga Jovem, edição 2024, e entregar os prêmios para equipes alagoanas classificadas para a etapa regional, além da equipe e da escola classificados em 2º lugar nacional no Desafio nas Redes.
O evento iniciou em Maceió para premiação das equipes da região metropolitana, mas seguirá para o interior do estado. Segundo a analista do Sebrae Alagoas, Maysa Damasceno, a ideia é celebrar, reconhecer e auxiliar os estudantes na região em que eles estudam. “Convidamos as autoridades de cada região para conhecer e apoiar as iniciativas dos alunos.”, explicou.
Os prêmios são vouchers de compras no valor de R$500,00, smartwatch e notebooks. Na quarta-feira (23), a premiação acontece em Santana do Ipanema para a entrega do prêmio da equipe “As Criadoras do Futuro”, da categoria Educação Profissional. Na quinta-feira (24), pela manhã, a celebração será em Arapiraca, com equipe “Marias Bonitas”, com o Desafio nas Redes. No período da noite, o evento será em Penedo, com a premiação da Macro Tech, na categoria Ensino Médio.
A gerente da Unidade de Ambiente de Negócios (UAN), Renata Fonseca, destacou que Alagoas teve 124 projetos inscritos e mais de mil estudantes envolvidos. Renata agradeceu o empenho e dedicação de cada um: “O Sebrae está sempre à disposição e, com certeza, a gente vai aproveitar esse potencial de vocês em outras oportunidades apoiando agora como empreendedores também, além de alunos”, destacou.
“Eu tenho certeza que todos aprenderam muito, a administração escolar, as secretarias de Educação e a gente também. Vocês estão aprendendo a transformar problemas em soluções e estão tendo a oportunidade de treinar o que provavelmente o mercado de trabalho vai exigir de vocês. Esse treino é para o resto da vida. Tenho certeza que vocês vão lembrar desse dia”, completou a gerente.
Além dos estudantes da equipe Tech Lobos, foram premiados a equipe Biolab, da Ufal, na categoria Avança, do ensino superior, com os estudantes Luan Santos, Lucas Almeida, Mayara Quintela, Acza Silva, Bruno Almeida e a orientadora Amanda Lys Silva. Já a instituição Centro Educacional Jorge Lima, ficou em 2º lugar nacional no Desafio nas Redes.
O Desafio Liga Jovem agrega todas as outras premiações de Educação Empreendedora para estudantes (antigos Inspira Tech e Desafio Universitário), dividido nas seguintes categorias: Imagina (Fundamental: 8º e 9º ano), Cria (Ensino Médio), Inspira (Ensino Profissional/Técnico) e Avança (Ensino Superior – graduação ou tecnólogo).
Eco Tech
As estudantes Sara Medeiros e Laura Souza, da equipe TechLobos, criaram o Eco Tech, um projeto ecológico, criado com material reciclado, para democratizar e estimular o ensino da robótica. O projeto possui dois kits com atividades práticas para serem aplicados no ensino fundamental, além de uma plataforma digital com os manuais sobre o uso do material.
Uma forma de estimular o protagonismo dos estudantes, o Desafio Liga Jovem estimula uma competição gratuita entre equipes de estudantes de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas ou comunidade, usando tecnologia, podendo ser analógica ou digital.