ASN AL
Compartilhe

Sebrae inicia pré-aceleração de 110 projetos do programa Startup Nordeste

Empreendedores certificados recebem bolsas de até R$ 6.500 e mentorias para desenvolver negócios inovadores e de alto impacto social em Alagoas
Por Lilian Santos
ASN AL
Compartilhe

O Sebrae Alagoas recebeu os 110 empreendedores que tiveram projetos aprovados no edital Startup Nordeste, nesta terça-feira (15). A iniciativa, uma parceria entre o Sebrae Nacional e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), oferece bolsas de até R$ 6.500 por mês, durante um período de até seis meses, para apoiar o desenvolvimento de ideias de negócios inovadores.

Keylle Lima, diretor técnico do Sebrae Alagoas, ressaltou o crescente compromisso do estado com a inovação. “Este é um momento importante tanto para nós, no Sebrae, quanto para os empreendedores selecionados. É uma oportunidade para que novos empreendedores se unam e aprendam juntos. Empreender é sobre resiliência, aprendendo com erros e tendo apoio de parceiros, como a Fapeal e o Sebrae. Estamos aqui para apoiar esse processo”, afirmou o diretor.

Os 110 empreendedores que tiveram os projetos aprovados vão iniciar a fase de pré-aceleração que terá duração de dois meses. As startups precisam apresentar inovações aplicadas a processos, produtos, serviços ou modelos de negócio, com alto potencial de crescimento e impacto social, preferencialmente com características escaláveis.

Alagoas foi o único da região a atingir a meta de inscritos no edital e para essa etapa, o programa vai ter o apoio da aceleradora Neo Ventures para execução dos negócios. “Começamos a acelerar esses negócios que foram aprovados e temos empreendedores das quatro regiões de Alagoas. Isso é bom porque vai atingir o estado todo e teremos representantes do Sebrae dando apoio no Litoral Norte, em Delmiro Gouveia, em Penedo e em Arapiraca”, destacou Áurea Andrade, gerente-adjunta da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae.

Essa nova fase conta com mentorias coletivas e individuais, tanto online quanto presencial, com o objetivo de refinar o modelo de negócio. “Após esse processo de aprimoramento, as startups selecionadas estarão mais preparadas para receber subvenções econômicas, o que fortalecerá seus projetos inovadores”, explicou Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal.