A 41ª Expo Bacia Leiteira, a maior exposição da pecuária de leite do Nordeste, teve início nesta quarta-feira (11), no Parque Mair Amaral, em Batalha. A feira contou com a presença do governador do estado, Paulo Dantas, do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Domício Silva, do diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, além de representantes dos entes públicos e de diversos segmentos do setor produtivo.
O Sebrae Alagoas estará no evento até sábado (14), com analistas e consultores da instituição participando ativamente da programação, com atendimentos voltados para os visitantes, e levará uma caravana de produtores de leite do litoral sul alagoano para conhecer os avanços alcançados no sertão.
“Para o Sebrae é uma alegria muito grande vir a cada Expo Bacia Leiteira porque a gente vê o avanço que está sendo feito no estado de Alagoas. No Encontro Nordestino da Cadeia do Leite e Derivados, que aconteceu no Maranhão, Alagoas ganhou dois prêmios com queijo manteiga e queijo manteiga de raspa. O Laticínio Santa Maria, de Major Isidoro, ficou em 3º lugar, o que é muito importante para mostrar que nós temos competência e condições de evoluir na área do laticínio”, pontuou Vinícius Lages.
Domício Silva, que também preside a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), enfatizou a importância do evento para geração de negócios e desenvolvimento da região. “Estamos em um momento ímpar e em busca de fazer negócios para a cadeia produtiva de leite. Nós somos, sempre fomos e vamos continuar sendo o estado que formou essas bacias leiteiras em torno do estado de Alagoas. Do Rio Grande do Norte ao estado de Sergipe muita coisa saiu daqui. Hoje continua saindo genética e vai sair cada vez mais produção de laticínios dessa região”, explicou o presidente.
Missão técnica
Através da Agência de Penedo, o Sebrae levará, nesta quinta-feira (12), 40 produtores de leite da região do Baixo São Francisco e do Sul de Alagoas, abrangendo os municípios de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Sebastião. O objetivo da missão técnica é proporcionar uma oportunidade de atualização sobre as inovações na cadeia produtiva do leite. “É uma chance excelente para adquirir conhecimento e explorar novas possibilidades no segmento de leite e derivados”, comentou Francisco Guilherme, trainee da Agência Penedo.
A participação do Sebrae conta com o apoio do Banco do Nordeste (BNB) por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), que prioriza o fomento à bovinocultura de leite. A visita à Expo Batalha faz parte das ações planejadas para este ano pelo Comitê Gestor Territorial, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do setor.
A programação da Expo Batalha inclui diversas atividades como cursos de inseminação artificial, encontros com secretários de agricultura, rodas de conversa com produtores de leite, além de palestras técnicas que abordam temas como manejo sanitário e políticas públicas voltadas ao setor.