Uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil já está com as inscrições abertas. A 2ª edição do Desafio Liga Jovem vai promover, ao longo deste ano, atividades presenciais e on-line, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria aliadas a conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia.
A ideia é que essa formação apoie a criação de soluções para problemas enfrentados por escolas e/ou comunidades em que os estudantes estão inseridos, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais, plataformas ou outras tecnologias. O programa do Sebrae é realizado em parceria com o Instituto Ideias do Futuro.
“Em cada etapa do Desafio, estadual, regional e nacional, nós teremos diversos prêmios para as equipes vencedoras, como smartphones, tablets, vale-compras e notebook. E para as equipes finalistas do prêmio nacional (em cada categoria), teremos uma missão técnica internacional para um polo de inovação com tudo pago”, revela Maysa Damasceno, analista da Unidade de Ambiente de Negócios (UAN) do Sebrae Alagoas.
“No mês de maio, teremos uma semana de divulgação e oficinas presenciais junto à equipe do Ideias de Futuro. Nesta etapa, queremos atingir 1.440 pessoas e 150 equipes inscritas”, completa a analista.
O Desafio Liga Jovem agora aglomera todas as outras premiações de Educação Empreendedora para estudantes (antigos Inspira Tech e Desafio Universitário), dividido nas seguintes categorias: Imagina (Fundamental: 8º e 9º ano), Cria (Ensino Médio), Inspira (Ensino Profissional/Técnico) e Avança (Ensino Superior – graduação ou tecnólogo).
Os estudantes montam equipes de 2 a 5 alunos da mesma instituição e categoria de ensino junto com um orientador (profissional de educação da escola ou região). Eles não precisam ter conhecimento prévio sobre como elaborar um projeto, porque o Desafio promove ações de capacitação durante o período de inscrições para ajudar a montar a ideia.
Em seguida, os estudantes fazem a inscrição e sobem um vídeo de 5 minutos apresentando o projeto. As inscrições vão até 7 de junho e podem ser feita através do site www.desafioligajovem.com.br e cada estudante só pode participar de uma equipe, mas cada orientador pode atuar em quantos grupos desejar, de qualquer categoria.
“O Desafio Liga Jovem quer estimular os estudantes a criarem uma solução transformadora para resolver um problema da sua escola ou comunidade, usando tecnologia digital ou analógica: site, redes sociais, jogos, aplicativos, formas de produção, metodologias ou o que mais a imaginação deixar rolar”, destaca Maysa Damasceno.
Campeãs em 2023
No ano passado, as estudantes alagoanas Ariana Sposito, Ana Clara Lopes, Luísa Lins, Júlia Silveira, Alice Rocha e Amanda Lopes, integrantes equipe Callíope, representando o Colégio Marista de Maceió, venceram o Desafio Liga Jovem e foram contempladas com uma viagem à Espanha.
Em Madri, elas visitaram centros de inovação e a participaram do South Summit, um dos mais importantes eventos do segmento na Europa. O grupo formado por 24 estudantes do ensino médio e fundamental, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, conheceram um hub global de inovação, onde estão localizados grandes centros de pesquisa e tecnologia.
“Participar de uma missão internacional traz muitas experiências aos jovens. A equipe alagoana é formada só por mulheres, o que reforça a representatividade e o compromisso do Sebrae em apoiar iniciativas que promovam a inovação e a inclusão”, resume a gerente Renata Fonseca.
A equipe Callíope, vencedora de Alagoas, ganhou o Desafio Liga Jovem com o protótipo de um aplicativo que tem o objetivo de garantir acessibilidade a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no meio escolar.