Mais de 600 produtores e profissionais do agro de todo o país se reúnem essa semana, no Centro de Convenções de Maceió, para a 7ª edição do Encontro da Pecuária de Corte do Nordeste (Encorte 2024), que começou nesta quarta-feira (13) e segue até a próxima sexta-feira (15). É o maior evento desse segmento na região.
A abertura oficial contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Alagoas, Domício Arruda Silva, e o diretor-superintendente da instituição, Vinicius Lages. O Sebrae está com um estande no local para orientar os criadores sobre os serviços e consultorias que oferta na área do agronegócio.
“Apoiar um evento como esse é juntar os parceiros, Sebrae, Associação dos Criadores de Alagoas, Federação da Agricultura e a Start, que é quem promove esse encontro. Uma iniciativa que tem uma importância muito grande para Alagoas, pois consegue trazer toda a discussão envolvendo a pecuária de corte do Nordeste, com vários estados participando”, avalia Domício Silva.
“Tem uma importância muito grande para a cadeia produtiva da carne de corte, trazendo palestras, soluções, conhecimento para o produtor, seja na questão de manejo de pastagens como na questão da gestão da propriedade. O Sebrae também trabalha nessa área e é parceiro do evento por entender a importância disso para a cadeia produtiva”, completa o presidente do CDE, que também está à frente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).
Vinicius Lages destaca que o Sebrae tem uma relação de longa data com as edições do Encorte. “Nós estamos apoiando desde o primeiro evento, já que essa é uma iniciativa muito importante por acompanhar as inovações que estão surgindo, os modelos de negócio, as tecnologias, sempre ajudando a pecuária alagoana e do Nordeste a se aprimorar cada vez mais”, observa.
“Alagoas tem uma cultura de corte de padrão excepcional. Somos exportadores de genética leiteira. Então sermos parceiros do Encorte significa que o Sebrae está apoiando um dos principais fóruns de discussão de estratégias de negócio, de tecnologia e de inovação. Fico muito feliz com esse novo formato aqui no Centro de Convenções, com o auditório cheio e uma quantidade expressiva de participantes. É muito bom ser parceiro de uma iniciativa como essa”, completa o superintendente do Sebrae Alagoas.
O evento já se tornou um marco anual na pecuária de corte do Nordeste, impulsionando a inovação e a excelência desse segmento do agronegócio. A cada ano, o Encorte supera as expectativas, proporcionando uma experiência única de aprendizado, conexões e oportunidades de negócios. Como referência regional, o evento atrai participantes de todo país, principalmente dos demais estados nordestinos.
A programação traz os cinco painéis essenciais da pecuária de corte: Cria, Recria, Engorda, Gestão e Inovatec. Uma das grandes novidades da edição deste ano é a introdução do painel Enpasto, dedicado inteiramente à melhoria de pastagens para a pecuária de corte e pasto.
Segundo os organizadores, o novo painel destaca o compromisso do evento em abordar as necessidades fundamentais do setor e impulsionar práticas sustentáveis. O Encorte oferecerá uma plataforma para debates sobre tópicos atuais, apresentações de profissionais renomados e ainda a Expo Encorte, que conta com a presença de grandes marcas do agronegócio brasileiro. A ideia é que esses expositores apresentem inovações e ofereçam condições especiais para os participantes, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do setor.
“Nós temos soluções como as de boas práticas na pecuária de corte e adequação de agroindústrias, entre outras iniciativas. O Sebrae quer aproveitar o evento para mostrar quais são as consultorias que a gente tem para o público-alvo, que são os pecuaristas alagoanos”, revela Cristina Loureiro, analista da Unidade de Competitividade Setorial do Sebrae Alagoas.

