O diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, e a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento da instituição, Renata Fonseca, participaram da primeira reunião deste segundo semestre do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe), realizada nesta terça-feira (25) na Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics).
Essa é a segunda reunião do Fempe após dois anos sem os integrantes do colegiado se encontrarem presencialmente para deliberar sobre demandas relacionadas aos pequenos negócios de Alagoas. Neste encontro, ficou alinhado que o Sebrae fará uma apresentação do seu portfólio de serviços oferecidos aos empreendedores do estado.
“O Sebrae Alagoas sempre foi protagonista e sempre liderou debates em relação à melhoria do ambiente das micro e pequenas empresas no nosso estado. A discussão hoje nesse fórum de Alagoas vai permitir que a gente destrave algumas dificuldades que o pequeno negócio ainda tem em razão da burocratização, como também a gente pode escalar a educação empreendedora e como podemos melhorar o ambiente de crédito, trazendo a Desenvolve para mais perto”, afirma Keylle Lima, citando a agência de fomento de Alagoas.
“São discussões que nós já temos mapeado dentro de Alagoas e que vai permitir que o pequeno negócio, através do Fórum das Microempresas, seja atendido e tenha ações mais resolutivas”, completa. Ele citou como exemplo a capacitação que o Sebrae oferta para os profissionais de contabilidade por meio do curso Contadores de Sucesso, com foco nas demandas dos empreendedores de micro e pequenos negócios que buscam serviços contábeis mais específicos.
Keylle Lima também sugeriu para a secretária estadual do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, que preside o Fempe, um convite para que o presidente do Fórum Nacional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Milton Coelho, participe de uma das reuniões do colegiado estadual. Em março deste ano, a instância nacional foi reinstalada pelo governo federal para gerir o tratamento diferenciado, favorecido e simplificado a esse segmento da economia.
“Já o Fórum estadual sempre foi um ambiente que trouxe muitas mudanças para o cenário das micro e pequenas empresas, então a retomada desse grupo é uma nova oportunidade para também retomar as discussões e de como podemos melhorar o ambiente de negócio. E o mais importante disso é que quando temos parceiros entendendo as dores de cada negócio dentro do seu segmento, o Fórum passa ser o lugar para ações e soluções integradas”, frisou Keylle.
Instituído pelo decreto nº 4.000/2008, o Fempe é formado por instituições de apoio e representatividade das microempresas e empresas de pequeno porte, entre elas as instituições de ensino superior Cesmac, FAT, Unit, FAN/FGV, Estácio e Ufal; Rede Global do Empreendedorismo (RGE); Movimento Alagoas Competitiva (MAC); Senac; Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas (CJE); Fiea; Fecomércio; Junta Comercial de Alagoas (Juceal); BNDES; BNB; Caixa Econômica Federal; Secretaria Estadual da Fazenda; Secretaria Estadual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e Secretaria Estadual de Educação, além do próprio Sebrae/AL.

