ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas gera até 20% de energia solar para consumo interno

Aposta na sustentabilidade economiza 5.861 kWh por mês de forma renovável
Por Maria Clara Tenório - com supervisão
ASN AL
Compartilhe

O Sebrae Alagoas deu um importante passo em direção à sustentabilidade ao adotar a energia fotovoltaica como fonte de energia. Desde dezembro de 2022, as placas solares estão em pleno funcionamento na sede da instituição, em Maceió, sendo responsáveis por gerar entre 15% e 20% da energia consumida no local de forma renovável, inesgotável e não poluente.

“Instalar uma mini usina de energia solar no Sebrae era uma prioridade nossa, uma vez que a recomendação já era feita aos nossos clientes. Existe essa preocupação em não só incentivar as boas práticas, mas também em dar o exemplo”, afirma Anderson Moura, gerente de Administração e Suprimentos do Sebrae Alagoas e membro do Conselho Consultivo do Comitê de Sustentabilidade/ASG.

A gerador da mini usina está localizada nas instalações do FabLab, espaço dedicado a experiências inovadoras, e toda a energia gerada pelos painéis é enviada diretamente à rede elétrica, o que resulta em economias significativas na conta de luz da instituição.

A empresa contratada pelo Sebrae foi a New Solar Soluções Energéticas LTDA. e o valor investido foi de R$190.000,00 para a instalação de 90 placas solares, cada uma contendo 144 células, com uma potência total de 540 kW e uma economia de 5.861 kWh por mês. Essas placas foram estrategicamente instaladas em duas áreas do telhado, com o objetivo de dividir o sistema em caso de pane, evitando assim a paralisação completa da geração de energia.