O Sebrae Alagoas e parceiros realizam na próxima semana, nos dias 27 e 28 de junho, mais uma capacitação continuada na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (em ILPF ), desta vez com foco na estratégia de produção em áreas de pecuária leiteira. A programação está dividida em duas etapas, sendo a primeira delas, mais teórica, concentrada na sede da instituição.
No dia 27, no auditório do Sebrae, a agenda começa às 8h30 com a palestra “Ganhos proporcionados pelo ILPF para o gado de leite”, que será ministrada por Isabel Cristina Ferreira, da Embrapa Cerrados. Às 10h45 será realizada a palestra “Uso da Gliricídia em sistemas integrados, com foco em alimentação animal”. Quem vai falar sobre o tema é Samuel Figueiredo, da Embrapa Tabuleiros Costeiros.
A programação continua no horário da tarde. Às 14h, Marcos Fontes, analista do Sebrae, e Ademilson Neris, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), falam sobre o perfil dos produtores de leite de Alagoas.
Às 14h45, encerrando o primeiro dia da capacitação, o diretor executivo da Fazenda Timbaúba, Osmando Xavier, vai falar sobre “Produção de leite orgânico em Alagoas: desafios superados”. Discussões sobre o tema serão abordadas logo em seguida, fechando a parte teórica da programação.
No dia seguinte, 28 de junho, será realizada mais uma visita de campo à Unidade de Referência Tecnológica (URT) montada na Fazenda São Sebastião do Bonito, no município de Chã Preta, pertencente ao parceiro Grupo Álvaro Vasconcelos.
“Com esse evento, nós queremos desenvolver discussões técnicas com profissionais da área de ciências agrárias, medicina veterinária e agronomia sobre o tema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, com foco em gado de leite. O objetivo é apresentar resultados que comprovam o aumento de produtividade na produção leiteira em virtude do consórcio de atividades”, explica Cristina Loureiro, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas.
“O Sebrae, junto com a Fiea e a Embrapa, vem desenvolvendo estudos através de unidades de referência tecnológica (URT’s) em ILPF para analisar a influência do consórcio de atividades em uma mesma área sob a produtividade geral. Por isso teremos uma visita à URT de Chã Preta”, completa ela.
A capacitação é voltada principalmente para profissionais da área técnica, para atuar na orientação de produtores interessados em implantar florestas de eucalipto consorciadas com outras atividades, especialmente a pecuária.
