As estudantes alagoanas que venceram o Desafio Liga Jovem, realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, regressaram da missão internacional na Espanha. As seis equipes mais bem pontuadas na competição receberam, como prêmio, visitas a centros de inovação e a participação no South Summit Madri, um dos mais importantes eventos do segmento na Europa.
O grupo formado por 24 estudantes do ensino médio e fundamental, de escolas públicas e privadas do Brasil, conheceram um hub global de inovação, onde estão localizados grandes centros de pesquisa e tecnologia.
“Participar de uma missão internacional traz muitas experiências aos jovens. A equipe alagoana é formada só por mulheres, o que reforça a representatividade e o compromisso do Sebrae em apoiar iniciativas que promovam a inovação e a inclusão”, resume a gerente Renata Fonseca.
A equipe Callíope, vencedora de Alagoas, é formada por Ariana Sposito, Ana Clara Lopes, Luísa Lins, Júlia Silveira, Alice Rocha e Amanda Lopes, estudantes secundaristas do Colégio Marista de Maceió. Elas ganharam o Desafio Liga Jovem com o protótipo de um aplicativo que tem o objetivo de garantir acessibilidade a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no meio escolar.
O próximo Desafio Liga Jovem abre as inscrições ainda neste mês. A edição de 2022 alcançou mais de cinco mil inscritos de todos os estados brasileiros. Desses, cerca de 600, entre alunos e educadores que coordenam as equipes, chegaram à semifinal com projetos inovadores que usam a tecnologia para resolver problemas sociais, da comunidade ou escola.
Vinte e uma equipes foram para a final e as seis equipes ganhadoras foram anunciadas durante o Bossa Summit em São Paulo, em março deste ano. O Desafio é considerado a maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil.
Experiência espanhola
Ao longo da última semana, os estudantes participaram de uma intensa agenda de atividades, incluindo a participação no South Summit Madri, nos dias 7 e 8 de junho. Eles viajaram acompanhados de um orientador de cada escola e analistas de Educação Empreendedora do Sebrae. Todos permaneceram na capital espanhola até sábado (10).
Pelas redes sociais, as integrantes da equipe Callíope comemoram a missão internacional e deixam claro que a jornada está apenas começando. “Com gratidão, encerramos um ciclo hoje e voltamos para Maceió carregando na bagagem boas experiências e grandes aprendizados”, diz a postagem. As alunas também aproveitaram para agradecer ao Sebrae e ao Instituto Ideias de Futuro pelos momentos inesquecíveis vividos em Madri.