
Transformar as empresas em espaços mais inclusivos e sustentáveis foi o tema do Painel Sustentabilidade e Diversidade nos Negócios, realizado na noite desta terça-feira (6) pelo Sebrae Alagoas, na sede da instituição em Maceió. Júlio Ledo, consultor especialista em negócios de impacto, e Cauê Assis, psicólogo especialista em diversidade, falaram sobre o tema para o público que lotou o espaço Sebraelab.
A humanização do lucro foi o tema central da apresentação de Júlio Ledo. Ele destacou que humanizar o lucro é incorporar alguns dos relevantes princípios dos negócios de impacto aos demais formatos de empresas e instituições, sem necessariamente transformá-los em negócios de impacto.
“É a sustentabilidade do crescimento econômico de mãos dadas com o respeito e com o desenvolvimento humano e territorial. É preciso partir do pressuposto que o lucro em si não é algo errado. O problema são os modelos tradicionais para o seu alcance, pautados no lucro pelo lucro. Por essa razão, devemos promover reflexões e cocriações de soluções que promovam o lucro atrelado à geração de impactos positivos à sociedade e aos territórios”, afirma.
Para o consultor, compreender, incorporar e potencializar o lucro atrelado ao bem estar coletivo, nos processos de gestão, tanto privada quanto pública, nos modelos de negócios e na educação, é uma das mais eficazes e inovadoras formas de atuação estratégica em prol do real desenvolvimento.
“É preciso ficar atento a uma importante premissa: não basta ofertar produtos e serviços a preços acessíveis às pessoas da base da pirâmide e/ou incorporar essa parcela da sociedade na equipe da empresa para ser um negócio de impacto. É preciso efetivamente resolver ou mitigar o problema que originou o negócio, melhorar as condições de vida dos envolvidos e gerar lucro”, destaca.
Já o psicólogo Cauê Assis focou sua apresentação em gênero e sexualidade voltados para dentro dos negócios, principalmente com foco para a questão trans, com base na experiência de tudo que ele trabalhou até hoje dentro dessa perspectiva.
“Quando a gente fala gênero e sexualidade parece um negócio gigante. A pessoa parece que vai falar sobre cada letra do LGBTQIAPN+. Mas não é nada disso. É preciso destrinchar com mais cuidado e ver como pode ser trabalhado com mais delicadeza, sem necessariamente focar letra por letra, mas entendendo os seus conceitos, como eles podem ser aplicados e entendendo como eles têm a sua história e como é que chegaram até aqui”, diz.
Mês da sustentabilidade
O painel com os dois consultores faz parte de uma ampla programação especial que o Sebrae Alagoas montou para este mês de junho com foco no tema sustentabilidade. Nesta quarta-feira (07), Julio Ledo vai estar em Arapiraca, na região Agreste do estado, para o evento Conexões de Impacto para Educação Empreendedora. A palestra será realizada no auditório da Agência de Atendimento Integrada, às 18h30.
No dia 14 será realizada a Oficina Aplique os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no seu Negócio, às 19h, com Ana Madalena Sandes, analista do Sebrae e especialista em negócios de impacto social.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pelas Nações Unidas como uma agenda global para promover um futuro sustentável para todos. Por meio dessa oficina, os participantes têm a oportunidade de aprender como incorporar esses mesmos objetivos em seus negócios e fazer a diferença.
Durante o evento, serão explorados os 17 ODS para compreender a importância deles no contexto empresarial. A oficina deve contar com exemplos práticos, estudos de caso e estratégias eficazes para implementar os ODS na empresa, independentemente do tamanho ou setor.
Também está previsto o evento Impacta Alagoas, voltado para os negócios de impacto, economia verde e economia circular. Ana Madalena explica que este ano o Sebrae Alagoas não lançará o edital do Impacta, optando pela realização de um evento no próximo dia 15 para tratar do tema negócios de impacto, a partir das 9h.
Entre as empresas convidadas para falar sobre suas experiências estão a Hand Talk, Nosso Mangue e a 4You2. Também será realizado um Painel de Impacto com a participação do BNDES, Natura e Artemísia. “Os empreendedores vão conhecer pessoas e instituições que promovem negócios de impacto no Brasil”, informa Ana Madalena.

