
O Sebrae Alagoas preparou uma ampla programação para este mês de junho, quando o tema sustentabilidade vai pautar boa parte dos eventos da instituição, sempre com foco na chamada Agenda ASG – Ambiental, Social e Governança.
As atividades começaram nesta quinta-feira hoje, dia 1º, com a realização da palestra ASG para Pequenos Negócios. O tema foi discutido por Fabrício Stocker, pesquisador pela FGV EBAPE e com atuações pela UNICEF, ONU e AIESEC. A palestra aconteceu na sede do Sebrae em Maceió, no Centro.
A ideia foi aproveitar o momento para reunir empreendedores, especialistas e líderes visionários para discutir e compartilhar ideias sobre a Agenda ASG, um conjunto de princípios que promovem a sustentabilidade e a responsabilidade empresarial.
No próximo dia 05 será realizado o evento Conexões de Impacto para Educação Empreendedora, com a participação do consultor Julio Ledo, especialista em negócios de impacto, às 19h, na sede do Sebrae em Maceió. O evento também acontece em Arapiraca, no dia 07, às 19h.
Quem participar do evento terá a oportunidade de explorar os benefícios da sustentabilidade e da diversidade nos negócios e como eles impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente, aprender com especialistas sobre as últimas tendências e inovações nessas duas áreas e também expandir sua rede de contatos e conectar-se com pessoas que compartilham do mesmo interesse pela Agenda ASG.
No dia 14 será realizada a oficina Aplique os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no seu Negócio, às 19h, com a participação de Ana Madalena Sandes, analista do Sebrae Alagoas e especialista em negócios de impacto social.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pelas Nações Unidas como uma agenda global para promover um futuro sustentável para todos. Por meio dessa oficina, os participantes têm a oportunidade de aprender como incorporar esses mesmos objetivos em seus negócios e fazer a diferença.
Durante o evento, serão explorados os 17 ODS para compreender a importância deles no contexto empresarial. A oficina deve contar com exemplos práticos, estudos de caso e estratégias eficazes para implementar os ODS na empresa, independentemente do tamanho ou setor.
Impacta Alagoas
Ainda dentro da programação sobre sustentabilidade, está previsto o evento Impacta Alagoas, voltado para os negócios de impacto, economia verde e economia circular. Ana Madalena explica que este ano o Sebrae Alagoas não lançará o edital do Impacta, optando pela realização de um evento no dia 15 para tratar do tema negócios de impacto, a partir das 9h.
“Teremos a participação do Lucas Ramalho, da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que vai falar sobre as políticas nacionais e o que está sendo proposto para os negócios de impacto. Mas também vamos tratar do nosso estado, como está a situação por aqui nessa área. Teremos ainda empresários falando da experiência deles no impacto e quais foram as oportunidades na vida deles”, explica a analista do Sebrae Alagoas.
Entre as empresas convidadas para falar sobre suas experiências estão a Hand Talk, Nosso Mangue e a 4You2. Também será realizado um Painel de Impacto com a participação do BNDES, Natura e Artemísia. “Os empreendedores vão conhecer pessoas e instituições que promovem negócios de impacto no Brasil”, informa Ana Madalena.
Estão previstos ainda mais três eventos até o final de junho. No dia 30 será realizado o Workshop de Diversidade e Negócios, com programação ainda a ser confirmada; e a Oficina ASG na Prática, no dia 27, com Camila Marinho, consultora e fundadora da Mutum.

