A parte alta de Maceió, uma das regiões mais populosas da cidade, recebeu na manhã desta sexta-feira (26), o mais novo equipamento de Educação Profissional do Sistema Fiea, o Polo Multissetorial do Senai. A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, do vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, do diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, dentre outros representantes de associações de classe e do setor produtivo.
Para Vinicius Lages, o equipamento educacional representa mais uma significativa contribuição da FIEA para o desenvolvimento de Alagoas. “A formação profissional, que no Brasil abrange apenas 11% do total de matrículas em comparação com os 45% de países como a Alemanha, é um fator crítico para a competitividade em todos os setores”, afirma.
O diretor-superintendente do Sebrae ressalta ainda que o centro recém-inaugurado oferece oportunidades educacionais com infraestrutura, equipamentos e metodologias comparáveis às melhores escolas profissionalizantes do mundo. “Além da indústria, todos saímos ganhando, pois os estudantes formados nesses cursos não apenas se tornarão talentos para o mercado de trabalho, mas também estarão mais bem preparados para empreender em novas economias que demandam as habilidades desenvolvidas pelo SENAI”, completa.
Instalado no Benedito Bentes, o Polo é a mais nova unidade do Centro de Educação e Tecnologia Sesi Senai Alagoas, que já abriga desde alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, passando pelo Novo Ensino Médio na Escola Sesi de Referência. A partir de agora, espaços multifuncionais estão disponíveis para cursos nas áreas de Eletroeletrônica, Automotiva, Moda, Tecnologia da Informação, Gestão, Logística, Meio Ambiente e Construção Civil. No local, também funcionará um laboratório do programa Oxetech, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
“Estamos garantindo conhecimento completo para a formação dos jovens do Benedito Bentes e arredores. Esse é o compromisso do Sistema Indústria”, disse o empresário José Carlos Lyra de Andrade, no discurso de inauguração. Ele destacou que trata-se de um momento especial na existência da Fiea, afirmando que está confiante de que ali passarão milhares de alagoanos em busca de qualificação para atuar no setor industrial.
“Esse novo prédio é um marco porque assistimos, constantemente, a uma grande transformação do mercado de trabalho. Profissões tidas como eternas sumiram e outras surgiram, exigindo novas abordagens para a formação profissional. O Senai acompanha essas mudanças, pois trabalha há mais de 80 anos para levar mão de obra qualificada para a Indústria brasileira”, conclui Lyra.
-

