A candidatura de Penedo para compor a Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Cinema, foi lançada na tarde desta sexta-feira (31) e acolhida por um auditório lotado de jovens do município, que vibraram com o anúncio oficial feito no antigo Cine São Francisco. O lançamento também sela a criação do Consórcio Penedo Cidade Criativa, que reúne diversas instituições, entre elas o Sebrae Alagoas, com o objetivo de fomentar a economia criativa no município.
O consórcio é formado pelas seguintes instituições, além do Sebrae Alagoas: Ufal, Ifal, Governo de Alagoas, Iphan, Banco do Nordeste, Fundação Casa do Penedo, Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL), Prefeitura de Penedo e a Associação de Turismo e Economia Criativa de Penedo (Astec).
O movimentado calendário de festivais culturais da cidade, somado às produções audiovisuais em andamento ou já concluídas, passando ainda por iniciativas diversas de empreendedores criativos, estão entre as qualidades pontuadas pela prefeitura que colocam Penedo numa posição de destaque na disputa por uma vaga na rede da Unesco.
“Penedo é uma cidade que já realiza um conjunto de atividades ligadas à economia criativa, especificamente ligado ao audiovisual, onde a cidade já tem uma tradição através do Festival de Cinema. E agora ela vem contribuir com a sua candidatura para que esse movimento, que é um movimento que envolve um determinado setor, possa se expandir”, avalia o superintendente do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages.
Ele cita o caso da cidade de Santos, no litoral paulista, que é uma cidade criativa também na seara audiovisual e já chancelada pela Unesco. O município foi citado no evento durante palestra de Raquel Pellegrini, chefe do Departamento de Cinema da Secretaria de Cultura de Santos.
“Os demais setores da economia se beneficiam com a tomada desse caminho. A gente viu aqui o exemplo de Santos, que é uma cidade já bastante criativa no Cinema, o quanto de negócios e oportunidades de investimento surgiram por lá. Essa visibilidade que é dada à cidade também fortalece o destino turístico, despertando o desejo de visitar a região, que tem muita natureza, o Rio São Francisco, o patrimônio arquitetônico e essa gente hospitaleira. Nós só temos a ganhar, e o Sebrae apoia isso porque onde houver potencial de desenvolvimento que possa beneficiar os pequenos negócios, que possa haver possibilidade de empreendedorismo, nós estaremos lá”, destaca Lages.
O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, pontua dois aspectos importantes com a candidatura de Penedo para a Rede de Cidades Criativas da Unesco. “Primeiro temos a questão da geração de emprego e de renda por meio de uma economia completamente nova para Alagoas, ainda que já seja atestado o ponto de vista da criatividade. E tem outro aspecto que é a questão da cultura, a gente mostrar também o nosso patrimônio histórico cultural. Acho que essas duas vertentes são extremamente importantes”, observa.
“O desafio agora é fazer com que a gente possa atrair não só as pessoas, os empreendedores que querem trabalhar nesse processo de Economia Criativa, e também não só investimentos do estado, mas investimentos externos que possam ampliar essa atividade aqui na região do baixo São Francisco”, projeta Lima.
Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae Ceará, foi um dos palestrantes da 1ª Jornada Criativa de Penedo, evento que compôs a programação do anúncio da candidatura da cidade. Para ele, seria de extrema importância a cidade conquistar essa vaga porque no Brasil, hoje, só a cidade de Santos integra a categoria de Cinema.
“Nós temos hoje doze cidades criativas da rede da Unesco no Brasil. Só tem uma na de cinema, que é Santos, mas estamos aqui empenhados em fazer com que essa rede tenha uma outra cidade, e ela com certeza será Penedo”, aposta. “É uma cidade que tem festival de cinema, tem produção audiovisual, enfim, tudo que a Unesco exige no seu edital para que as cidades se candidatem. Estamos apostando que Penedo vai conquistar essa vaga”, completa.
O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, explica que o município mobilizou todo o seu corpo técnico da área para construir a candidatura e que a cidade merece um assento na Rede de Cidades Criativas da Unesco por conta também da sua contribuição histórica para o audiovisual brasileiro, apesar dos sobressaltos dos últimos anos.
“Esse cinema aqui ficou fechado por quase 20 anos. Mas conseguimos nos mobilizar e transformá-lo em um novo equipamento cultural. Porque o povo de Penedo é assim, um povo aguerrido e que corre atrás para resolver as coisas, que trabalha muito para conseguir o que quer. E com essa candidatura não será diferente”, enfatiza.
“Penedo não quer se tornar uma cidade criativa. Penedo já é uma cidade criativa por natureza e agora quer se tornar ainda mais criativa. Queremos ser exemplo para outras cidades, por isso Penedo está lançando a sua candidatura. Fazer da economia criativa uma forma de também trazer renda para muitas famílias daqui”, afirma o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão.
Clique aqui para conhecer o vídeo oficial da candidatura de Penedo, na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo.

