ASN AL
Compartilhe

Estudo reúne as principais tendências do setor automotivo

Publicação lançada pelo Sebrae destaca as mudanças tecnológicas e de comportamento que devem impactar o mercado
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

O avanço dos carros elétricos e a chegada de planos de assinatura veicular são algumas das tendências que devem transformar os modelos de negócios no setor automotivo. Essas e outras abordagens estão reunidas no Caderno de Tendências Automotivas, lançado neste sábado (25) pelo Sebrae de Alagoas, durante evento com empresários de Maceió e especialistas da área. A publicação traz informações sobre o impacto da tecnologia e o perfil dos novos consumidores, que têm levado as empresas a adaptar suas operações e serviços às novas exigências.

A proposta do Caderno é municiar os empreendedores de dados para que aprendam como desenvolver estratégias para tornar o negócio ainda mais eficiente e alinhá-lo ao futuro do mercado. O superintendente do Sebrae de Alagoas, Vinicius Lages, citou ele próprio como exemplo de consumidor que já aderiu a uma dessas várias tendências que ganharam fôlego principalmente durante a pandemia.

“Eu não tenho mais um carro próprio, adquirido por mim. Hoje eu tenho uma assinatura de carro, um desses serviços onde é possível até mesmo trocar de veículo a cada ano”, revela. “Sem falar que os carros hoje são extremamente computadorizados e um exemplo são os veículos da Tesla. Os avanços tecnológicos são inúmeros, é um mercado em ampla transformação. O mundo está mudando muito rápido e não é diferente com o setor automotivo”, alerta.

Vinicius Lages enfatiza a importância de estar vigilante quanto às incertezas, que fazem parte do dia-a-dia de cada negócio, mas que se acentuam quando há a participação da tecnologia.

“Como oferecer uma experiência de serviços a partir de novas práticas de gestão e de processos de inovação? A sustentabilidade, a agenda ESG, a redução de desperdícios, a transição energética. No mundo automotivo em que não apenas as formas de mobilidade, os modelos de negócios, os veículos, a relação dos clientes com os automóveis estão mudando, é preciso estar muito atento”, destaca.

“Oficinas mecânicas onde desde o diagnóstico até a intervenção será cada vez mais baseada em dados, em novas ferramentas e equipamentos inteligentes. Boroscópio, osciloscópio, scanner e multímetros automotivos como parte da aparelhagem. Automóveis com menos componentes e peças, quase computadores e baterias sob rodas. Enfim, desafios enormes que precisam ser entendidos por quem empreende neste setor”, completa.

A apresentação do novo Caderno foi feita ao público pela analista de tendências da Mescla Conteúdo Estratégico e Consultoria, Renata Mendonça. Ela coordenou a pesquisa para levantar as informações e se deparou com um universo de novidades de serviços na área automotiva.

“Na Thinkseg, pioneira no seguro por uso no Brasil, o cliente paga seguro por quilômetros rodados, assim como a francesa Altima. Também, crescem os negócios para carros zero quilômetro por assinatura. Localiza Mensal Flex, Porto Seguro, Carro Fácil, Unidas Livre, Movida Mensal Flex e Multi disponibilizam esse tipo de serviço e ainda documentação, seguro, manutenção e IPVA”, pontua.

“A linha ID da Volkswagem tem sistema de atualização on-line e personalizável, em que é possível pagar e desbloquear funções ou fazer planos de assinatura, na Alemanha.Na França, a AramisAuto faz revenda on-line. O cliente testa o carro durante 30 dias e pode escolher nova opção se não estiver satisfeito. O financiamento anual permite trocar o carro após 12 meses por um novo modelo ou outra marca ”, diz.

Apesar de alguns exemplos citados pela consultora serem importados de outros países, a analista do Sebrae deAlagoas, Pauline Reis, lembra que são serviços que podem chegar ao Brasil muito rapidamente e que é preciso estar preparado para quando eles desembarcarem por aqui.

“A gente fica angustiado em ver alguns de nossos clientes não se adaptarem a uma transformação que já está em curso. Muita empresa só começou a ingressar no digital com a pandemia, por exemplo, mas o correto era já estarem preparadas há muito tempo, para não serem pegas de surpresa”, lembra ela.

O lançamento do Caderno de Tendências Automotivas contou ainda com uma palestra sobre o Estudo do Setor Automotivo em Alagoas, realizada pelo professor Francisco Rosário, da Gestotus Consultoria, Assessoria e Treinamento. Os empreendedores também participaram de um bate papo sobre linhas de crédito para o setor automotivo, com foco nos micro e pequenos negócios.

A publicação completa pode ser baixada no site https://mkt.blog.sebraealagoas.com.br/tendencias-automotivas ou clicando aqui.