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Roda de conversa sobre empreendedorismo feminino lota auditório em Maceió

Durante quase três horas, empresárias apontaram “as dores e as delícias” de empreender em Alagoas, em mais uma ação do Sebrae Delas
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
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O auditório do Hotel Jatiúca ficou pequeno para acolher tantas mulheres que participaram, na noite desta quinta-feira (23), da roda de conversa do Sebrae Delas, mais um evento voltado para as empreendedoras alagoanas em comemoração ao Mês da Mulher. Durante quase três horas, empresárias de sucesso e já consolidadas no mercado com os seus negócios apontaram “as dores e as delícias” do empreendedorismo feminino.

Quem abriu o bate papo foi a dupla Camila de Omena e Ana Cláudia Martins, sócias da Onix Bijoux, que relataram os desafios enfrentados por elas no início das atividades da empresa de bijuterias e também as oportunidades inesperadas ao longo do processo de vendas.

“No começo, tivemos que viajar muito a São Paulo para buscar fornecedores, e às vezes tínhamos que ir a lugares que nos deixavam com certo receio, do tipo que nos leva a perguntar ‘o que estou fazendo aqui?’. Começamos com R$ 5 mil achando que daria para fazer um monte de coisa, mas a primeira surpresa veio quando só o aluguel do imóvel correspondia a esse valor inteiro”, relembra Ana Cláudia.

“Minha dica para quem está começando agora é investir ao máximo em marketing, porque quem não é visto não é lembrado. Durante a pandemia, por exemplo, as pessoas começaram a produzir muitos acessórios para lives, reuniões, e vimos essa oportunidade surgir. Então nossa presença nas redes sociais, no Instagram, ajudou com que a loja fosse procurada e encontrada por muitos clientes”, conta Camila de Omena.

Mara Carolina, da loja Coloral, foi enfática ao indicar que as potenciais empreendedoras façam o Empretec, o programa criado pela ONU e desenvolvido no Brasil pelo Sebrae e que tem por objetivo formar empreendedores de alta performance.

“Foi só após participar do Empretec que mudei a minha mentalidade e consegui acelerar a minha loja. A Coloral é a minha paixão, é a minha vida. Costumo falar que formação é muito importante, por isso invistam em vocês na medida do possível, o quanto estiver ao alcance de vocês. Todo curso de formação é bem vindo”, destaca. “Meu segundo conselho é se cercar de pessoas que te estimulem e que muitas vezes também serão duras com você, mas é para o seu próprio sucesso”, completa.

Conhecimento é o segredo

Fundadora da Agência Yellow Kite, a publicitária Carina Oiticica também defende essa busca constante por conhecimento e formação. Para ela, empreender não é difícil, mas a falta de conhecimento é que torna o caminho mais instável e vulnerável a crises.

“Quando abri a minha agência, o começo foi bem complicado, principalmente porque não estudei a fundo o meu mercado. Eu desenvolvo trabalho para o digital, mas meus clientes me pediam na época para fazer anúncio em jornal e até carro de som. A minha empresa teve que educar o mercado para a transformação digital”, relembra.

“Toda empresa tem que ser educadora, ser instrumento de amadurecimento digital do mercado. Tem que estudar os movimentos futuros do mercado, seja aqui no Brasil, em outros Estados, ou na Europa. Para quando as mudanças chegarem a Maceió, você já vai estar preparado”, sugere ela.

O desafio de encontrar uma alimentação saudável para o marido com obesidade foi o que motivou a empresária Thais Borges a fundar a Barulhinho Bom. Ela também contou a sua saga na criação da marca de snacks saudáveis e assim como Mara Carolina, da loja Coloral, ela também participou do programa Empretec.

“Não deixem de investir em vocês, mulheres. No meu caso, o Sebrae também me acolheu e me levou para feiras sobre o mercado de alimentação saudável. E hoje a minha empresa cresceu tanto que deixei o ramo de hotelaria para me dedicar só a Barulhinho Bom”, diz.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, também falou no evento e relembrou que o programa Sebrae Delas atendeu 3 mil mulheres nos dois últimos anos.

“O Sebrae está de portas abertas para atendê-las. Há muito tempo que a instituição não tinha uma mulher entre os cargos de comando, mas agora tem na diretoria de Administração e Finanças. Por isso, participem do Sebrae para que a gente seja cada vez mais o Sebrae Delas”, afirma. “Façam e realizem. É o que desejo a todas vocês, mulheres”.

Uma palestra sobre o Mercado de Luxo, realizada pela consultora de Imagem e Varejo de Moda, Jackeline Araújo, encerrou o evento no Hotel Jatiúca.