A alimentação saudável é um dos ramos de negócio que tem crescido nos últimos anos no Brasil. A preocupação maior com a saúde, a necessidade de reduzir fatores de risco para diversas doenças, a inabilidade ou falta de afinidade com a culinária, a busca pela praticidade e o desejo de ter um corpo mais magro fazem com que aumente a demanda por este tipo de alimento. Quem empreende na área pode colher ótimos frutos.
A empreendedora Kelma Cabral criou a Natural’s Sanduíches Leves em Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, em 2016. Ela começou vendendo sanduíches naturais porta a porta. Um ano e meio depois, ela saiu da venda nas ruas e começou a vender seu produto em lojas de conveniência, hotéis e pousadas da cidade.
Hoje a Natural’s dispõe de cinco sabores de sanduíches: salpicão, creme com frango, atum, creme de milho com frango e palmito com frango. A empreendedora garante que o sucesso do seu produto está no amor, carinho e dedicação na produção e venda dos sanduíches.
Mas, o caminho do empreendedorismo não começou sozinho. “Antes de começar a produzir os sanduíches e vender, fui ao Sebrae, porque eu queria fazer a diferença na vida dos meus clientes. Fui atendida pelo gerente da agência em Delmiro, na época, o Vitor Pereira, que deu orientações de como fazer a logo, fardamento e rótulos. Essas indicações foram fundamentais para que eu tivesse destaque nas ruas da minha cidade. Depois disso, foram várias consultorias com a analista Flávia Regina, que me ajudou na organização da empresa. O Sebrae foi o divisor de águas. Se eu não tivesse ido desde o início, não teria começado de forma organizada, com farda e logomarca, por exemplo”, relata.
Grupo de Emagrecimento
Kelma Cabral continuou no seu propósito de fazer a diferença na vida dos seus clientes e começou a organizar grupos de emagrecimento. Ela afirma que a ideia veio de uma necessidade pessoal. “Quando fui vender o sanduíche natural nas ruas eu pesava 103 quilos, sofri muito bullying, porque eu vendia um produto saudável e era obesa. Na cabeça das pessoas não fazia sentido. Eu sempre passava numa clínica e lá tinha um nutricionista. Eu já havia ido a vários profissionais e nunca conseguia ter resultado. O problema era que eu nunca tinha decidido emagrecer. Numa conversa com esse especialista, tocou numa dor minha e depois de três meses eu estava 10 quilos mais magra”, rememora.
Ela percebeu que, sozinha, não conseguiria continuar o processo de emagrecimento e resolveu criar um grupo do WhatsApp onde mulheres se apoiam. Com o passar do tempo, veio a necessidade de contratar profissionais e começar a cobrar por esse serviço. Foi então que Kelma começou a estudar para entender como funcionava o processo de emagrecimento. Ela se tornou analista comportamental da área e mentora. Para profissionalizar seu negócio, a empreendedora contratou personal trainer, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. “Entendo que o emagrecimento começa na nossa mente. Se você não muda a mente, não muda o corpo”, sentencia.
Cada turma do programa tem duração de dois meses, com duas aulas de funcional por semana (uma online e outra presencial), dois planos alimentares, reuniões semanais com a psicóloga e com profissionais de diferentes áreas para trabalhar questões como Finanças, Propósito e Carreira, aulas de yoga, meditação, defesa pessoal, além da pesagem das participantes. A ideia deu tão certo que a empreendedora já está na 9° turma e mais de 150 mulheres passaram pelos seus grupos.
Com os dois negócios interligados, a empresária afirma que ama o empreendedorismo e garante que descobriu seu propósito de vida.
Exemplo
Analista da Agência do Sebrae em Delmiro Gouveia, Lidyane Bezerra descreve Kelma Cabral como uma mulher que está à frente do seu tempo. “É mãe, dona de casa e uma empreendedora visionária que está sempre em busca de novas oportunidades para crescer e, caso não encontre, ela as cria. Sua rede de contatos, criada através de sua participação em consultorias e eventos do Sebrae, fez seu produto chegar a lugares jamais imaginados por ela e pensando no fato de que, se ela consegue obter grandes resultados, por que não inspirar outras mulheres a fazer o mesmo?”, questiona.
“Pensando nisso, ela criou um núcleo de mulheres empreendedoras que se reúne para falar sobre negócios e compartilhar experiências, é um projeto que tem dado certo e conta com o apoio do Sebrae. Isso faz com que outras mulheres se inspirem na sua história e se sintam apoiadas na jornada do empreendedorismo feminino, fortalecendo o sentimento de que elas não estão sozinhas nessa caminhada e que podem sempre contar umas com as outras para uma jornada de sucesso”, completa Lidyane.

