As opções de investimento no setor de produtos, comércio e serviços de animais de estimação são diversas. Reflexo disso são os números mais recentes envolvendo o setor e que dão uma dimensão do quanto ele movimenta: só no ano passado, o segmento pet caminhava para fechar 2022 com uma alta de 14%, alcançando um faturamento de R$ 58,9 bilhões – superando os R$ 51,7 bilhões do ano anterior, segundo projeção do Instituto Pet Brasil.
As possibilidades são muitas para quem deseja começar um negócio voltado ao universo pet no estado. Em Alagoas, além da grande procura ainda ser pela loja de pet shop tradicional, agregando o banho e tosa com a venda de produtos e acessórios, entre as oportunidades também estão as empresas voltadas para o segmento da alimentação, pet shop móvel, dog walker (passeador de cães) e e-commerce.
A analista do Sebrae, Débora Medeiros, destaca quais dessas oportunidades ainda têm poucas opções para o público consumidor alagoano:
Dog walker
Dentre as opções, essa é a menos vista no mercado local. O dog walker é o profissional que leva os pets para passeios personalizados. “Acredito que falta uma melhor divulgação deste serviço, assim como um entendimento sobre a importância do bem-estar animal que causa essa ação”, ressalta ela.
Pet Shop Móvel
Visto em menor quantidade, os serviços de Pet Shop Móvel, que são pet shops sobre rodas, vêm se expandindo e facilitando muito a vida dos donos de pets. “Esse serviço oferece uma proposta de valor diferenciada trazendo comodidade para o tutor do animal, além de inovação nos serviços”, afirma.
E-commerce e demais serviços
“O e-commerce tem uma grande procura, porém esse mercado ainda é dominado pelos grandes players no segmento. Não vejo, ainda, uma grande demanda para implantação desse serviço pelos empresários alagoanos. Os demais estão em crescente expansão no mercado. Destaca-se a grande procura pela alimentação saudável dos animais de estimação. Os acessórios já fazem parte do dia a dia do animal e do seu tutor”, pontua Débora Medeiros.
A analista ainda lembra a importância de buscar o Sebrae Alagoas para ter mais conhecimento antes de estruturar um negócio no mercado pet, seja para iniciar um novo negócio ou para melhorar a performance do negócio já existente.
“O nosso papel é orientar na melhoria da competitividade dos negócios, mostrando como aprimorar a gestão dos negócios, seja nas áreas de planejamento, finanças, mercado, acesso a inovação e tecnologia, orientado como devemos proceder em cada etapa na gestão para uma tomada de decisão mais assertiva. Também mostramos as soluções disponíveis para que o empreendedor inicie de forma mais planejada e organizada. E para as empresas já consolidadas no mercado, o Sebrae disponibiliza soluções para melhorar o posicionamento”, concluiu.
Para quem deseja agregar valor ao negócio desse setor ou iniciar um empreendimento, o Sebrae Alagoas também lançou o ‘Caderno de Tendências do segmento de Pet Shop’, mostrando novas oportunidades que vêm acontecendo em outros mercados mais robustos.
Para ter acesso ao caderno, basta acessar o material com as tendências do mercado pet. Os empreendedores que querem tirar dúvidas e investir com mais assertividade no negócio também podem marcar um atendimento ligando para o número 0800 570 0800.
-

