A marca Cantão lançou uma coleção inspirada pelas expressões artísticas da Ilha do Ferro, comunidade localizada no município de Pão de Açúcar. Isso foi possível com o apoio do Sebrae Alagoas, que fez a aproximação de artesãos alagoanos com a empresa de moda feminina. As peças trazem estampas das esculturas de madeira e do Bordado Boa Noite.
O Bordado Boa Noite, original da Ilha do Ferro, é uma arte têxtil secular, que une mulheres de várias gerações. Para a colab com a Cantão, foram feitos vestidos, blusas, calças, bolsas, jaquetas, todos inspirados no artesanato da Ilha do Ferro, que teve a participação das artesãs da Cooperativa Art-Ilha.
Para a estilista da Cantão, Lanza Mazza, foi importante conhecer de perto o trabalho dos artesãos e das bordadeiras e que inspirou ainda mais o trabalho. “Essa coleção está muito linda, muito rica. O fato de conseguir ter ido lá na Ilha do Ferro com a equipe para ver de perto e conhecer as artesãs e as bordadeiras e ver como eles realmente trabalham, ver a influência do trabalho deles. Exemplo disso, é o Mestre Vavan, que tem um trabalho inspirado no Rio São Francisco, o Mestre Aberaldo que faz as cabecinhas e os pássaros coloridos que nos marcou muito. Isso é muito lindo, é muito Cantão, é muito Brasil. Lembrar também do ateliê Boca do Vento, onde tudo começou com o Mestre Fernando, que já não está conosco, mas passou esse legado para a família e para todo o povoado”, pontuou Lanza.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, lembra a importância da Ilha do Ferro para o artesanato brasileiro. “A Ilha do Ferro é um case de sucesso. É um dos territórios criativos que tem mais artesãos no Brasil. Há artesãos que trabalham com madeira, com produtos autorais, com obras de arte, além do Bordado Boa Noite, que é um produto nosso, de Alagoas, e precisa ser mais valorizado”, afirmou.
O Sebrae atua com diversas ações que valoriza o trabalho dos artesãos alagoanos, incluindo os da Ilha do Ferro, por meio das capacitações, consultorias e ações de acesso a mercado, como foi essa aproximação entre os artesãos com a Cantão.
“Esse é um exemplo de ação que o Sebrae faz. Conseguimos captar grandes empresas como a Cantão, que consegue utilizar o trabalho dos nossos artesãos e transformar toda essa obra de arte feita na Ilha do Ferro, gerando mais renda para essas pessoas”, concluiu Marina Gatto.