Nesta quarta-feira (16), o Sebrae Alagoas realizou em sua sede, em Maceió, o Workshop Interno OKRs (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português) para gerar momentos de reflexão e construção dos objetivos estratégicos do Sebrae em 2023, com a participação de todos os colaboradores.
O Workshop foi ministrado pelo executivo da Thutor, Ricardo Dalge e João Fontão, diretor da Thutor, que iniciou o evento abordando o conceito de estratégia entre os participantes e realizando dinâmicas sobre sonhos, metas e propósitos de cada um. Um dos aspectos apresentados por ele foi a execução das estratégias efetivas e burocráticas nas instituições, fatores que podem fazer a diferença na construção das OKRs.
“Muitas empresas e instituições insistem em construir estratégias burocráticas, planos completos com teorias distantes da realidade prática, com a tentativa de fazer um plano perfeito, com a tentativa de ter alto grau de precisão baseados apenas no método, mas aí é que está o perigo. A construção da estratégia não pode ser baseada no método, ele deve ser usado como ferramenta para auxiliar, mas a estratégia deve ser baseada em um propósito único, simples e mobilizador”, afirmou João Fontão.
Os representantes da Thutor também apresentaram a ‘mandala da filosofia de gestão’, que trazem elementos como ‘Acreditar, compartilhar, melhorar e praticar’, além da importância da construção de uma identidade estratégica do Sebrae, levando em consideração grandes diretrizes, drivers de valor, ‘objetivos e metas táticas’ ‘objetivos e metas times’, além dos propósitos.
O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages destacou que a construção dos objetivos da casa já foi feita antevendo desafios e mudanças no cenário econômico e político do país, como a provável criação de um ministério da Micro e Pequena Empresa que poderá supervisionar o Sebrae.
“Independente de certezas, nós já temos estabelecidos nortes muito claros. Essa é a beleza do planejamento que se antecipa. O nosso PPA foi construído com todos, a partir de um diálogo e diretrizes estabelecidas pelo Sebrae Nacional, deixando claro onde está o nosso desafio. Esse workshop é um momento muito especial por juntar o esforço do planejamento e das reflexões estratégicas sobre o país e sobre as nossas próprias vidas nos últimos anos. Temos que ajudar as MPEs, ajudar o mundo, mas também temos que olhar para nós mesmos, para os nossos valores e o que nos mantém aqui no trabalho com o Sebrae”, ressaltou.
De acordo com a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae Alagoas, Ana Elizabete Albuquerque, o evento nasceu da necessidade de trabalhar aspectos da cultura e da estratégia do Sebrae de forma conjunta, sobretudo após a aprovação do SGP 9.0. “A partir disso, procuramos a UGE para ver de que forma poderíamos fazer isso de forma harmônica, orgânica e que trabalhasse a cultura de estratégia e indicadores de equipes para o nosso PA. Essa iniciativa vai mexer muito com as pessoas e estratégias individuais de cada um”, pontuou.
Já o gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Alagoas, Henrique Soares, ressaltou o trabalho iniciado com a Thutor a partir de reuniões com a Direx para a construção dos primeiros drivers, além de atividades com os gerentes da casa. “A partir do início desses trabalhos, identificamos que era preciso trabalhar a cultura de dados, de mensurações e gestão mensurável ligada diretamente à estratégia da casa para que a gente pudesse fazer sentido em todas as metas individuais e de equipe. Essa foi uma forma de mexer com o mindset da casa e deixá-lo cada vez mais ligado à cultura e ao trabalho com dados, olhando para a estratégia de forma que todos se sintam inseridos”, concluiu.
Durante o dia, o trabalho teve sequência com a construção e a realização de um seminário sobre as OKRs do Sebrae Alagoas.

