ASN AL Atualização
Compartilhe

4ª edição da Feira Gastronômica do Graciliano Ramos mostra variedade dos negócios de alimentação

Evento retorna após o período de pandemia, fortalece o setor e marca retorno das capacitações do Sebrae com empresas do conjunto
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

Com o propósito de promover e valorizar os pequenos negócios da área de gastronomia, a Associação de Moradores do Residencial Graciliano Ramos (AMGR), em parceria com o Sebrae Alagoas, Prefeitura Municipal de Maceió e Governo de Alagoas, promoveu no período de 10 a 12 de novembro, a 4ª edição da Feira Gastronômica do Graciliano Ramos, na praça do conjunto, na parte alta de Maceió.

Ao todo, a feira contou com a participação de 16 empresas, mostrando a diversificação de produtos e pratos regionais: World Burguer’s, Milk Shake Mix, Feijoada da Naza, Graci Burguers Petiscaria, O Bodão, Restaurante Cantinho Nordestino, Willi & Cakes, Sabor e Cor Petiscaria, Pão de Queijo da Vovó Altina, Point do Lanche, Da Terra Tapiocas, Cocada Cultura, Ester Lopes Cake Designer, ACL Salgados, Crepe da Tia e Colher de Pão.

Uma das empreendedoras participantes foi Lays Pereira, da empresa Colher de Pão, que junto ao seu marido, Mário Júnior, começou o negócio durante a pandemia, com a produção de pães artesanais e nutritivos, com a utilização de ingredientes como beterraba, cenoura, abóbora e macaxeira, todos feitos à mão. O casal também faz cafés artesanais cremosos.

“Nós já ‘paquerávamos’ a feira desde o início, apenas como consumidores, e este ano surgiu a oportunidade de participar trazendo o nosso negócio. Queremos aproveitar essa oportunidade para divulgar o nosso negócio aqui no bairro. A empresa nasceu quando fiquei desempregada. Durante a pandemia, deixamos de comprar pão na padaria e fazer o nosso próprio. Os vizinhos e parentes foram provando. Aí a coisa foi acontecendo e virou negócio”, explicou.

A empreendedora também enfatizou a importância da preparação e capacitação realizada pelo Sebrae com as empresas participantes da feira. “Esse foi o nosso primeiro contato com o Sebrae e nós participamos das quatro capacitações, entre elas Atendimento ao Público, Precificação de Produtos e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Sempre tivemos cuidado com isso, mas não tínhamos uma formação adequada. Depois dessas capacitações, já fizemos algumas adaptações no delivery”, revelou.

A analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Vânia Britto, enfatizou que foram fundamentais as oficinas ofertadas às micro e pequenas empresas participantes. “A ideia foi preparar esses negócios para melhor atender o cliente da feira e que eles pudessem fazer uma melhor gestão de seus negócios, além de estar dentro das normais sanitárias. Quem trabalha com alimentação deve estar sempre atento a isso e com o que a vigilância sanitária preconiza. Todos estão capacitados e dentro das normas”, frisou.

“Para nós é fantástico poder retomar essa feira que é de suma importância para essa região e tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo, dando mais visibilidade aos negócios e reforça o Graciliano Ramos como o melhor polo gastronômico da parte alta de Maceió. Devemos isso à Feira Gastronômica. É lindo esse crescimento. Vimos Microempreendedores Individuais (MEI) se transformando em Microempresa (ME). Só temos a agradecer ao Sebrae pela parceira, ao Governo do Estado e à Prefeitura de Maceió”, pontuou a presidente da Associação de Moradores do Residencial Graciliano Ramos (AMGR), Valéria Cavalcante.

O gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar, ressaltou que o apoio do Sebrae ajuda a deixar um legado para as empresas, em suas atuações pós-festival. “Essa edição da Feira retoma nossas ações aqui no bairro de forma mais ostensiva, acima de tudo, levando essa orientação, capacitação e consultoria. O nosso apoio é condicionado a fazer com que os empresários possam atender bem o cliente, a cuidar das boas práticas de alimentação segura. A nossa ação vai para além do festival. Ela gera conhecimento. O mais importante disso tudo é o que fica para o empresário”, concluiu.

Visitando a feira esteve a moradora do Graciliano Ramos Aline Cristine, que também trabalha na empresa ‘Da Terra Tapioca’ e falou sobre o quanto o evento é importante para os moradores da região, sobretudo após o período da pandemia. “Esta edição está sendo muito boa. Participei de todas as edições. Aqui, reencontramos as pessoas das edições anteriores. É uma alegria estar aqui novamente. Hoje estou de folga, aproveitando a programação”, finalizou.

Atrações musicais 

A feira ainda promoveu diversas atrações musicais. Na quinta-feira, a atração foi a banda da Guarda Municipal de Maceió, que abriu o evento, finalizando com a programação do primeiro dia, contou com ‘Vitinho e seus Teclados’. Na sexta-feira, as atrações foram ‘Novo Samba’ e MPB com o ‘Junior e seus teclados’. No sábado, foi a vez de Paulo Monte e o coral Seresteiros de São Vicente.

  • feira
  • gastronomia
  • Graciliano