ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas faz balanço das ações e desafios da Educação Empreendedora durante pandemia

Analista também já destaca expectativas para a atuação do Sebrae com alunos e professores em 2021
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

A educação foi um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Escolas públicas, privadas, universidades e demais estabelecimentos de ensino fecharam as portas e ficaram impedidos de receber alunos e professores para suas rotinas normais, apelando para modalidades de ensino remoto. Diante disso, em 2020, o Sebrae Alagoas teve que se adaptar e encarar desafios para continuar sua missão de difundir a Educação Empreendedora no estado.

Para atender um público escalado de mais de 15 mil alunos e professores, o Sebrae teve que realizar ações como webséries de Economia Criativa e Negócios de Impacto Social e Ambiental, além de Educação Híbrida e Saúde Mental para Educadores, trazendo públicos recordes de mais de 1mil professores inscritos e participantes. Para tal, o Sebrae articulou parcerias internas entre suas unidades, bem como externas com os municípios, secretarias de educação e agentes de desenvolvimento.

Além disso, foram pilotadas plataformas de aprendizagem por projetos e games como o ‘Eu Empreendo’ e o Desafio Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), levando jovens do ensino fundamental a experienciar como se elabora e aplica projetos de empreendedorismo em plena pandemia.

Analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Luciana Gomes, destacou que um dos principais resultados foi observado na capacitação de professores. A meta foi ultrapassada em 247%.

“Foi realmente uma adesão em massa. Vimos muitos professores impactados, ávidos e abertos ao conhecimento nesse novo mundo digital. Ouvimos suas demandas e necessidades, além de propor vários conteúdos que achávamos importantes nesse novo contexto que foi bem aceito pelos educadores”, afirma.

Luciana também falou sobre o sentimento de poder contribuir com a disseminação da educação empreendedora em Alagoas nesse período difícil. “Foi uma experiência incrível. Quando recebemos essa missão para esse ano já foi impactante e quando vimos todas as escolas fechadas, nos perguntamos (Luciana e sua colega Sílvia Chamusca), e agora? Como iremos fazer? Mas, tudo foi se desenvolvendo com muito compromisso, responsabilidade e engajamento. Fomos sensíveis às necessidades locais e obtivemos muita aceitação em nossas propostas, conseguindo ir além daquilo que estava previsto”, enfatiza.

Ela complementa agradecendo o envolvimento dos colegas em prol da Educação Empreendedora no estado. “Estamos muito felizes por tudo que conseguimos realizar e que nenhum trabalho e sucesso se consegue sozinho, tivemos sempre uma rede muito competente que nos deu muito apoio e somos muito gratas por isso”, finaliza.

Expectativas para a Educação Empreendedora em 2021

Ainda segundo Luciana Gomes, em 2021, professores e alunos de Alagoas poderão esperar por novas ações e iniciativas legais e inovadoras, dando continuidade à proposta de escalar o atendimento aos discentes e docentes e colocando a Educação Empreendedora na rota dos ecossistemas de inovação.

“Ano que vem vamos buscar fortalecer a rede de atores em Educação, além de provocar nos educadores uma reengenharia didática para aplicação do empreendedorismo, além da consolidação de plataformas de aprendizagens por projetos e games de empreendedorismo”, revela.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito

(82) 99162-5416

[email protected]