Com a crise gerada a partir da pandemia do novo coronavírus, setores como o da moda e acessórios também sofreram os efeitos. Mas, no estado de Alagoas, a moda teve o apoio do Sebrae Alagoas que em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria do Estado de Alagoas (Sindivest/AL) viabilizaram ações para tornar as empresas e núcleos de costureiras mais fortes no período.
Inicialmente, foram disponibilizados materiais para confecção de máscaras de proteção tanto para os empreendimentos, quanto para a comercialização e geração de renda. Durante o ano inteiro, o Sebrae Alagoas, atendeu cerca de 300 empresas do segmento de moda, disponibilizando conteúdos direcionados ao segmento como o ‘Manual de Boas Práticas para Retomada Pós Covid-19’, realização de webinar para o segmento, vídeos com conteúdos sobre fabricação de máscaras, indicação de Lives de moda promovidas pelo Sebrae e parceiros.
Além disso, o Sebrae também ofertou as consultorias Ad@pte, com temas de biossegurança, finanças, mercado e inovação, 100% subsidiadas pela instituição, bem como disponibilizou manuais de parceiros do segmento e o construído pelo Sebrae Nacional em parceria com gestores estaduais.
Analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Ana Paula Dantas, destaca que essas ações precisaram ser feitas visto que os produtos da moda, como não são considerados de primeira necessidade, sofreram com baixa nas vendas.
“O impacto foi grande, porém muitas empresas se reinventaram no período e incluíram em sua linha de produção máscaras e produtos de proteção, além de pijamas e roupas mais confortáveis para o trabalho em home office. Muitas das empresas de moda também intensificaram a comercialização pelas redes sociais e delivery”, afirma.
Uma das empresas impactadas e que se reinventaram foi a Ecoaê (@ecoaebrasil), da Barra Nova, em Marechal Deodoro. A confecção de biquínis, maiôs e saídas de praia é comandada pela empreendedora Cristiane Albarantos e teve que parar a produção no segundo trimestre do ano, com o avanço da pandemia e retornou após a flexibilização.
No tempo em que teve que fechar, buscou soluções do Sebrae em temas como fluxo de caixa, atendimento ao cliente e marketing digital. Segundo ela, o aprendizado foi bem além da gestão do negócio.
“Nesse período, ficamos mais humanos e reflexivos sobre o meio ambiente e sobre o resgate do cliente amigo. Melhoramos o pós-venda perguntando sempre se o cliente estava bem e vinha também o feedback do produto. Podemos ter lucros e sermos humanos. O Sebrae acariciou meu coração aflito. Foi um acolhimento ímpar. Tenho esperança graças ao Sebrae”, enfatiza.
Com a pandemia no primeiro semestre, o e-commerce no Brasil cresceu cerca de 47%, e as empresas de moda de Alagoas também investiram nesse formato de comercialização. A própria empresa da Cristiane também fortaleceu a atuação nas redes sociais. Um fato importante é que os consumidores ficaram mais conscientes e com menos recursos para comprar por impulso.
Segundo Ana Paula Dantas, as expectativas para 2021 são positivas e o Sebrae irá atuar com o foco em ações de capacitações e consultorias em inovação, design, sustentabilidade e mercado, sem deixar de lado os cuidados e adaptação à nova realidade.
“As expectativas são de crescimento para 2021, pois o Sebrae está cada vez mais buscando soluções para atendimento às necessidades dessas micro e pequenas empresas, oferecendo aos clientes estratégias e soluções adequadas para o segmento, principalmente no que se refere à qualificação da mão de obra, um gargalo para o setor”, conclui.
Cristiane complementou, reforçando o seu desejo para o ano que vem. “Esse ano foi um ano comercialmente incomum devido às restrições e ao isolamento social. Sinto que no próximo ano, as pessoas irão valorizar mais os passeios e encontros com familiares e amigos. A expectativa da nossa empresa é que com esses passeios as vendas aumentem”, finaliza.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito
(82) 99162-5416