ASN AL
Compartilhe

Inovação: tecnologia pode ajudar pequenas empresas na superação da crise em 2021

Alternativas como reuniões online e vendas por delivery continuarão em alta nas micro e pequenas empresas
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe
Uma das aliadas das micro e pequenas empresas diante da pandemia é a tecnologia. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as lojas virtuais apresentaram um crescimento de mais de 180% nas vendas de alimentos, bebidas, beleza e saúde. Esse dado demonstra que quem buscou se reinventar e utilizar a tecnologia, ganhou espaço mesmo com o cenário de crise. Em 2021, a tecnologia vai continuar a favor das empresas que querem se manter firmes e crescer no mercado.
Inovação é a palavra-chave para o Microempreendedor Individual (MEI) em 2021, principalmente para automatizar o trabalho e aproximar mais o cliente do negócio. Para tal, o empresário pode utilizar ferramentas de reunião online para manter a produtividade da empresa, dispensando o contato físico e sem desobedecer as exigências de distanciamento social.
O empreendedor também pode fazer das redes sociais novos canais de venda oferecendo produtos de maneira natural e sem deixar o usuário desconfortável com anúncios inconvenientes. Com a pandemia, as redes sociais ganham ainda mais força, já que possibilitaram que empresas físicas pudessem dar continuidade aos seus trabalhos. Mas, para ter resultados positivos, é preciso investir em uma boa gestão de tráfego pago (anúncios), sem esquecer do ótimo atendimento.
Segmentos como restaurantes e bares, por exemplo, se viram obrigados a reduzir ao máximo sua capacidade de lotação para auxiliar na redução do contágio da Covid-19 e passaram a implantar ou fortalecer os serviços delivery, que ajudaram a manter o faturamento e estreitar o relacionamento com os clientes. Lojas de roupas, eletrônicos e supermercados também adotaram esse modelo, com o intuito de proteger seus clientes e oferecer comodidade a eles, dando continuidade às vendas.
A gerente da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae Alagoas, Liza Bádue reforça que a tecnologia é uma grande parceira para o posicionamento digital dos negócios, que passaram a não ter mais limites geográficos a partir das redes sociais. Segundo ela, é preciso ter presença digital através do acesso às ferramentas gratuitas no mercado, aspectos os quais o Sebrae pode contribuir.
“O empresário e o cliente têm o negócio na palma da mão, seja através de aplicativos gratuitos de fotos, seja através de rede social ou de bate papo. A última pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional em todos os estados apontou que 84% dos empresários utilizaram o WhatsApp para vendas, 54% o Instagram e 51% o Facebook, além de uma crescente busca em ter sua própria loja virtual. O empresário precisa realizar sua transformação cultural e entender que é possível ter negócio fisicamente e estender essa experiência no formato digital”, conclui.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar sebrae.com.br/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Lívia Enders
(82) 99162-5416