ASN AL
Compartilhe

Primeiro Encontro do Ecossistema NISA de Maceió discute planejamento para 2021

Regulamentação da Lei dos NISA e estratégias para o ecossistema também estiveram em pauta durante encontro
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe
Para apresentar o planejamento e ações envolvendo Negócios de Impacto Social e Ambiental (NISA) para o ano de 2021, o Sebrae Alagoas realizou de forma remota na tarde desta terça-feira (26), o primeiro Encontro do Ecossistema de NISA de 2021, ao lado de cerca de 20 instituições parceiras, empreendedores e demais integrantes dos segmentos envolvidos.
Entre os temas debatidos estiveram a regulamentação da lei dos negócios de impacto social, para atrair mais investimentos e desenvolvimento para as empresas envolvidas em negócios assim em Alagoas, bem como o planejamento das ações promovidas e articuladas pelo Sebrae e parceiros, envolvendo vertentes como diversidade e inclusão; governança; programas e ações; políticas públicas; ambientes de inovação e ICTI; formação de talentos e recursos financeiros.
Já entre as estratégias previstas estão: criar linhas de fomento para esses negócios; definir modelo de governança e liderança para o ecossistema; mapear as necessidades e demandas; captar editais de fomento; implementar políticas NISA nos municípios; incentivar habitats e coworking para NISA; mapear tecnologias sociais inovadoras existentes em áreas periféricas e disseminar essa cultura nessas áreas e ainda prospectar investidores locais e criar fundos para financiar negócios.
A analista da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae Alagoas, Ana Madalena Sandes destaca que os negócios de impacto social e ambiental incentivam o empreendedorismo numa ótica de resolver problemas sociais.
“Como o Estado passa por tantas dificuldades sociais e ambientais, a tratativa desse tema é bem cabível para esse cenário e, antes de tudo, negócios de impacto são negócios sustentáveis que estão atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dessa forma, tratamos de um formato de negócio consciente para o estado, Brasil e mundo”, afirma.
Ela também reforça que o Sebrae Alagoas foi o grande protagonista desse tema no estado e graças à reunião de várias instituições e pessoas, o tema tem se difundido e causa cada vez mais interesse entre os jovens empreendedores que entendem a sustentabilidade como um dos grandes ingredientes do sucesso envolvendo a tríade Ambiental, Econômica e Social.
Ana Madalena Sandes ainda reforça que o encontro é um momento importante para que outras instituições também se tornem protagonistas nessa difusão de conhecimento sobre os negócios de impacto social e ambiental.
“Esperamos que cada vez mais instituições como o governo estadual, bancos, instituições de ensino e acima de tudo, os pequenos negócios despertem para esse tema. O Sebrae, no que lhe compete como articulador e fomentador dos pequenos negócios, está à disposição para atender através de capacitações, consultorias e mentorias esses empresários e futuros empreendedores”, finaliza.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar sebrae.com.br/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Lívia Enders
(82) 99162-5416