ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas apoia com capacitações o Projeto Potência Feminina

Mulheres do Vergel receberão curso de Empreendedorismo e Empregabilidade até junho de 2022
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Uma das três instituições selecionadas no Nordeste pelo Programa Potência Feminina, realização do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) com apoio do Google.org, braço filantrópico do Google, o Instituto Mandaver irá receber capacitações envolvendo empreendedorismo e empregabilidade. Para tal, também contará com o apoio do Sebrae Alagoas, que irá ofertar o curso de empreendedorismo. A parceria, iniciada em janeiro, vai até junho de 2022 e irá beneficiar 5 mil mulheres.

Assistente de Comunicação do Instituto Mandaver, Mirelly Pereira, destaca que o curso de empreendedorismo é destinado a mulheres que possuem um negócio ou que desejam abrir, de forma a capacitá-las para gerir bem a empresa. Já o curso de empregabilidade é destinado a mulheres que estão buscando um emprego formal, de forma a entender como ocorrem os processos seletivos, aprimorar seus conhecimentos e habilitá-las para a inserção no mercado de trabalho.

Sobre o curso de empreendedorismo, a analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Ana Madalena Sandes, enfatiza que o Sebrae irá atuar com a aceleração de 40 mulheres participantes, com conteúdo relacionado ao modelo de negócio Canvas, finanças básicas, vantagens da formalização, capacitações em vendas, gestão da emoção, marketing e redes sociais. Ela lembra que essa parceria é uma forma de mostrar novas alternativas para as mulheres da periferia.

“Como o Mandaver atua na periferia, essa iniciativa vai atingir muitas mulheres que perderam seus empregos e precisam sobreviver, então, o empreendedorismo vem como uma perspectiva e preparando elas para esse cenário. Às vezes elas pensam que só existe a possibilidade do emprego. Através desse projeto elas podem ver que o empreendedorismo pode ser a saída para a vida delas”, afirma.

Já Mirelly Pereira reforça a importância da parceria do Sebrae enquanto potencializador e catalisador do empreendedorismo, ajudando não somente o desenvolvimento das micro e pequenas empresas dessas mulheres, mas também impactando a vida delas em transformação social, sobretudo no cenário causado pela pandemia de Covid-19.

“Com a ajuda do Sebrae as mulheres irão adquirir a expertise necessária para gerir seu negócio e com isso deter a sua independência pessoal e financeira, transformando a sua vida, de sua família e da comunidade. Diante da pandemia que vitimizou diversas famílias brasileiras, o desemprego foi recorrente, ocasionando assim a diminuição da renda destas. A parceria do Sebrae com o Mandaver e o Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME) irá impactar a vida das mulheres empreendedoras, gerando esperança em tempos difíceis”, pontua Mirelly.

Potência Feminina em números

Das 5 mil mulheres beneficiadas com as oficinas de capacitação, 120 delas irão para a aceleração para receber mentorias individuais e coletivas para impulsionar seus negócios. Depois das capacitações e da aceleração, para fechar o ciclo de atividades o objetivo é fornecer uma contribuição financeira para 18 negócios liderados por mulheres. Os negócios também serão acompanhados durante seis meses por meio de mentorias individuais para ajudá-las na melhor alocação desse recurso e gestão do negócio.

O programa Potência Feminina é uma parceria do Instituto Mandaver com o Rede Mulher Empreendedora, que é uma organização sem fins lucrativos com foco em causas sociais, políticas públicas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Sua atuação é voltada para geração de renda da mulher, através do empreendedorismo e empregabilidade.