Empreendendo desde a infância, quando vendia perfumes e cosméticos com revistinhas na mão (com o cadastro de sua mãe) de porta em porta, a empreendedora Madalena Santos, da loja Bom Perfume Presentes (@bomperfumeee) que fica no município de Paripueira, é exemplo de persistência e de como a busca por conhecimento pode trazer uma nova visão para as micro e pequenas empresas.
Ao vender os produtos por catálogo, Madalena percebeu que o município não tinha um lugar específico para atender essa demanda seja para uso próprio ou presentar. Foi aí que ela abriu a primeira pronta-entrega local, ainda na sala de casa.
Com o crescimento da empresa, a sala começou a ficar pequena e Madalena alugou um ponto físico, em março de 2015 e formalizou o negócio. Ampliando, também, o leque de produtos. A loja passou a ofertar presentes criativos, bolsas, carteiras, semijoias e necessaires. Em seguida, ela passou pela primeira dificuldade.
“Seis meses após realizar o sonho de ter minha loja em ponto, de ter o CNPJ, cheguei de manhã e vi que a loja havia sido arrombada. Foi um baque enorme ver que mais de 60% de tudo o que tinha lá havia sido levado embora. Isso nunca havia acontecido em Paripueira. Foi muito triste ver aqueles espaços vazios. Mesmo assim, eu não desisti e sempre continuamos firmes”, afirma.
A Bom Perfume Presentes e o Sebrae
Em 2020, outro desafio: a pandemia. Foi no período do primeiro decreto, que determinou o fechamento temporário de alguns segmentos, que Madalena decidiu procurar o Sebrae Alagoas para receber orientações. A partir desse primeiro contato, recebeu consultorias remotas e presenciais abordando temas como Marketing Digital, Gestão Financeira e Precificação.
“A crise causada pela pandemia nos tirou de uma crise interna e ampliamos a atuação do negócio. Passamos a vender pelas redes sociais e aumentar a visibilidade não só em Paripueira, mas em localidades vizinhas como Sonho Verde, Ipioca, Sauaçuhy”, enfatiza.
Com mais clientes, Madalena também precisou comprar mais produtos e aumentar o estoque. Com a nova rotina das vendas online, a empreendedora também sentiu a necessidade de se organizar mais, visto que ela misturava as finanças pessoais com os rendimentos da empresa. Nesse aspecto, o Sebrae também contribuiu.
“Isso ainda é muito desafiador, trabalhar assim é difícil, mas esse apoio do Sebrae tem me ajudado a cuidar melhor da parte financeira, na parte de pagamento de impostos, visto que compro produtos de outros estados”, lembra.
Atualmente, a Bom Perfume Presentes cresce e com o apoio da filha Tainah, que também ajuda nas vendas, Madalena já pensa no futuro da empresa com uma atuação mais ampla no mercado.
“Desde que me entendo por gente sou empreendedora. Meu plano agora é me profissionalizar ainda mais, continuar a receber as soluções do Sebrae, deixar de ser uma empresa conhecida apenas por ser a lojinha e ser conhecida em todos os lugares como a Bom Perfume Presentes”, conclui Madalena
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito (82) 99162-5416