Ideias e propostas para a construção do Plano Municipal de Turismo de Maceió foi a pauta do encontro, na tarde desta quinta-feira (8), entre a Diretoria Executiva (Direx) do Sebrae Alagoas e a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão.
A elaboração do Plano Municipal de Turismo funciona como uma “bússola” para nortear mais ações para o segmento não só por parte do poder público, mas também por investidores do setor privado e entidades que podem ajudar no desenvolvimento da atividade turística. É aqui onde entra o Sebrae.
“Todas as parcerias que foram feitas com o Sebrae ao longo de todos os anos sempre foram extremamente duradouras e impactantes nos seus resultados. Então, eu acredito que, especificamente agora, nesse primeiro projeto em conjunto nosso, que é o Plano Municipal de Turismo, vai ter uma repercussão muito grande, uma importância imensa para o desenvolvimento dessa área em Maceió”, destaca a secretária.
O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, destacou para a necessidade de diversificar os atrativos turísticos de Maceió e também da intensificação de investimentos para sanar o eterno problema do saneamento básico.
Mas o fundamental, segundo ele, é que o Plano Municipal de Turismo também contemple a formação de um ambiente propício para a criação de novos negócios, em especial na área de gastronomia.
“Temos que incubar novos negócios, para não ficarmos esperando apenas que novas famílias venham para Alagoas”, disse ele, citando como exemplo alguns dos principais restaurantes da capital. Lages lembrou que já esteve com o prefeito João Henrique Caldas (JHC) e que o gestor o informou sobre alguns projetos engatilhados para o turismo de Maceió.
Entraves legais
Já o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, chamou a atenção para aspectos legais que acabam ‘travando’ o crescimento da atividade turística na capital, entre eles o tombamento de inúmeros imóveis do bairro de Jaraguá. Segundo ele, é preciso que ocorra uma modernização da legislação.
“A lei travou o crescimento econômico de Jaraguá, engessou o bairro. Empresário nenhum quer investir em Jaraguá por causa também da questão dos tombamentos”, destaca. Vieira também endossa a preocupação de Vinícius Lages quanto à baixa diversificação de atrativos turísticos na capital. “Uma semana em Maceió e a cidade não tem mais nada a oferecer. Temos igrejas, por exemplo, tão pouco exploradas pelos turistas”, completa.
Uma das frentes ventiladas na reunião é o incentivo constante à captação de eventos esportivos para serem realizados em Maceió, principalmente esportes náuticos.
A secretária Patrícia Mourão lembra que a capital alagoana tem forte potencial para receber um fluxo maior de turistas após a pandemia de Covid-19, e por isso a Prefeitura de Maceió tem trabalhado para deixar esse caminho aberto a novos visitantes. “As pessoas vão procurar lugares seguros no pós-pandemia para passear. Daqui a um tempo, quando elas poderem viajar mais, vão se lembrar que nossa cidade pode recebê-las”, prevê.
“O trade turístico entende a importância de ter uma cidade organizada, estruturada”, diz a secretária, que já foi titular da pasta do Turismo em gestões passadas e agora voltou para o cargo. “Os problemas [no setor] são os mesmos de 25 anos atrás. É como se eu estivesse numa dobra do tempo e do espaço”, brinca.
Também participaram do encontro o diretor administrativo e financeiro do Sebrae Alagoas, Roberval Cabral, a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD), Renata Fonseca, a analista da UCD, Amanda Pinto, e a secretária-adjunta de Turismo de Maceió, Josi Mendes.
Atendimento remoto
A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito: (82) 99162-5416