Idealizado para acelerar os processos de transformação em relação à indústria 4.0 e apoiar o desenvolvimento e aceleração de projetos de empreendedorismo inovador, O Senai Hub de Inovação e Tecnologia foi lançado na noite de terça-feira (21), na unidade Poço do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL). O espaço também irá ajudar a ampliar a rede de contatos com pesquisadores, universidades, ICTs, startups e indústrias.
O primeiro Senai Hub do Brasil permitirá à indústria alagoana realizar sua transformação digital, com um espaço moderno disponível para que empreendedores possam materializar as ideias e projetos, desde a sua conceituação, desenvolvimento e validação de protótipos, utilizando metodologia, apoio técnico e infraestrutura para a fabricação digital e prototipagem.
A estrutura física do Hub apresentada no evento de lançamento conta com impressoras 3D de diferentes tipos de processos, materiais e capacidade (manufatura aditiva); cortadoras e gravadoras à laser, prototipação eletrônica, equipamentos de realidade virtual e aumentada interativa; robótica avançada, além da planta didática que opera com base nos pilares da indústria 4.0.
No evento, o presidente do conselho do Senai Alagoas e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, enfatizou que nos próximos 10 anos, 30% das atividades atuais não existirão mais e 65% dos jovens irão trabalhar em ocupações que ainda não foram delineadas, conduzindo o Brasil à quarta revolução industrial, que será marcada pela robótica colaborativa, inteligência artificial, manufatura aditiva, nanotecnologia e biotecnologia.
“Dado esse contexto, inauguramos hoje o Hub Senai como um ambiente de congregação regional de inovação, para atender a indústria local com serviços próprios e em rede com os institutos Senai de tecnologia em todo o Brasil. O Hub será um catalisador das iniciativas regionais inovadoras, fortalecendo o ecossistema de inovação alagoano e estimulando projetos de empreendedorismo inovador com atividades de cocriação e prototipação”, afirma.
O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, ressaltou que o Senai Hub irá contribuir com diversos setores do estado.
“Essa é uma estrutura que vai se acoplar à academia, ao Sebrae – que também tem uma estrutura em funcionamento: o Sebraelab, aos Institutos Federais, que trabalham a parte de inovação e a todo um conjunto de instituições que fazem a inovação e trabalham pelo desenvolvimento da economia no estado. Esse hub é importantíssimo para a geração de mais talentos e melhoria de processos da indústria local. É motivo de boas expectativas. Articulamos parcerias para fazer com que as nossas estruturas possam fazer cada vez mais inovação para todos os setores do estado”, pontua.
De acordo com o diretor adjunto de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sérgio Moreira, o equipamento servirá como mais uma mola propulsora do desenvolvimento em Alagoas.
“Esta é uma noite de felicidade, não apenas pela inauguração, mas também pelo encontro, já que aqui agora é um Hub, algo que junta, reúne e distribui. Alagoas exporta conhecimento e isso também é motivo de alegria. É pelo conhecimento que iremos vencer o atraso. O atraso é desafiador, mas também é oportunidade e o Hub se coloca como uma das vias de acesso ao desenvolvimento que virá pelo conhecimento”, frisa.
Já o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Sílvio Bulhões, reforça que o Hub será um divisor de águas.
“Esse é um momento que reforça a trajetória ascendente que Alagoas vive, sobretudo na educação, ciência e tecnologia. Esse momento coloca Alagoas na vanguarda desse segmento e do ecossistema de inovação do país. Estamos dando passos cada vez mais importantes e o Hub se concretizará como um divisor de águas”, conclui.
Para o prefeito de Maceió, JHC, o Hub é um marco para a tecnologia local.
“Ou nós programamos ou seremos programados. E é com satisfação que vemos Maceió sendo pioneira neste movimento de inovação e tecnologia com o nascimento desse Hub, dando o pontapé inicial para todo o país. Isso é muito significativo e simbólico. Temos que comemorar mesmo. Mesmo com a pandemia, fizemos o evento com algumas restrições e demonstramos a capacidade de inovar e que temos o maior ativo que a tecnologia pode ter, que são os recursos humanos, finaliza.
Programa de Pré-Aceleração
O Senai Hub irá ajudar a tocar projetos como o Programa de Pré-Aceleração – Geração do Hoje (GdH – Indústria), executado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI).
O programa também foi lançado nesta terça-feira (21). Na primeira etapa, a pré-aceleradora vai receber 15 projetos de empresas que atuam na cadeia produtiva da indústria e que estejam em fase inicial (ideação, pré-operação ou operação). As inscrições já podem ser feitas pelo site https://www.al.senai.br.
Palestra
O lançamento do Senai Hub contou ainda com uma palestra ministrada pelo futurista, pesquisador, advisor, startupper, agente provocador e SciFi Experience Designer, Gui Rangel. Ele apresentou um panorama sobre o cenário da inovação e o futuro dos negócios, trazendo os conceitos do futurismo e a ideia de criar futuros desejáveis e ações que irão transformar o futuro em realidade.
Gui Rangel ainda destacou temas como a influência da ficção científica para a visualização de novas tecnologias e o crescimento das tecnologias exponenciais fundamentais, como a inteligência artificial, robótica, novos materiais, impressão 3D, blockchain, nanotecnologia e biologia sintética.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito: (82) 99162-5416