Os atores de desenvolvimento de sete municípios de Alagoas participaram de uma missão técnica à Bahia promovida pelo Sebrae Alagoas. O objetivo foi apresentar aos profissionais as boas práticas em gestão pública e as Salas do Empreendedor das cidades de Salvador, Camaçari, Mata de São João e Candeias.
A missão técnica aos municípios baianos foi realizada entre os dias 22 a 26 de novembro passado e selou o desfecho da Maratona de Projetos Públicos, uma iniciativa do Sebrae Alagoas entre os municípios participantes do Programa Cidades Empreendedoras.
A Maratona teve por objetivo capacitar e selecionar projetos inovadores de atores de desenvolvimento por meio de um concurso voltado para servidores públicos municipais de diversas áreas. A ideia é a elaboração de projetos que visem melhorar o ambiente para os pequenos negócios e promover o desenvolvimento econômico local.
No total, 14 atores de desenvolvimento das cidades de Arapiraca, Campo Alegre, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema participaram da missão técnica à Bahia. Em Salvador, eles conheceram o Espaço Colabore, o primeiro coworking público da capital baiana e que abrigará projetos inovadores que possuam impacto social.
Com 16 contêineres marítimos reaproveitados e buscando incorporar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Colabore foi construído no Parque da Cidade, numa área de 700 m², e utilizou iniciativas sustentáveis. O projeto busca impulsionar a área de tecnologia da cidade em ações com enfoque social.
O Colabore poderá ser utilizado por microempresas (ME), microempreendedores individuais (MEIs), startups ou pessoas que sugiram soluções de impacto social para Salvador.
Em Mata de São João, a 67 quilômetros de Salvador, a visita foi concentrada à Sala do Empreendedor, que possui um espaço específico para licitações com foco na inclusão produtiva dos pequenos negócios locais, e ainda uma infraestrutura completa para atendimento empresarial.
A economia do município é focada no turismo e tem a Sala do Empreendedor como grande ponto de conexão de mão de obra dos hotéis e pousadas de Mata de São João.
Já em Camaçari, região metropolitana de Salvador, os atores de desenvolvimento conheceram o HUB de Negócios, lançado em dezembro de 2018 por meio de um convênio de R$ 6 milhões com foco na promoção da competitividade das pequenas empresas.
Os investimentos também viabilizaram pontos de atendimento como a Sala do Empreendedor de Camaçari, além de outros locais de assistência ao empreendedor no interior, formando um complexo de atendimento que integra orçamento público e infraestrutura de qualidade.
A inclusão de Camaçari na rota de visitas da missão técnica levou em consideração o fato de a cidade se destacar hoje como um dos 100 melhores municípios do Brasil para empreender. Conhecida pelo Polo Industrial de Camaçari, a cidade sempre foi focada na valorização dos grandes negócios.
A 30 quilômetros dela está o município de Candeias, outro local visitado pelos atores de desenvolvimento alagoanos. No momento, a Prefeitura de Candeias se especializa na estruturação da Lei Municipal de Inovação, no Fundo de Inovação e aposta ainda na tecnologia na gestão pública como fator de desenvolvimento municipal.
Analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Tatiana Eigler, explica como funcionou a Maratona de Projetos Públicos, realizada em dezembro do ano passado, e que resultou na missão técnica aos municípios baianos.
“Foi um evento que aconteceu em dois dias, onde o município teria que apresentar um projeto de desenvolvimento municipal. Participaram dez municípios prioritários de 2020, sendo que somente sete cidades apresentaram projetos e esses foram contemplados na participação da missão”, relembra.
Um relatório geral da viagem a Bahia deve ser finalizado em breve, reunindo as percepções dos 14 atores de desenvolvimento durante a missão técnica.
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito: (82) 99162-5416