Santana do Ipanema – O município de Santana do Ipanema é um dos principais polos do comércio no Sertão Alagoano. E um pouco da força desta cidade e a variedade de micro e pequenas empresas competitivas foram demonstradas durante o evento ‘Sertão de Destaques’, realizado na noite de quinta-feira (09), no município. O evento marcou a celebração do trabalho feito pelo Sebrae nas empresas da região e contou com um bate-papo com alguns empresários e apresentação de seus casos de sucesso diante da aplicação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) nestes negócios.
O momento foi mediado pelo consultor de empresa credenciada ao Sebrae Alagoas, Sacha Passos que apresentou o MEG, as partes interessadas das empresas como os sócios, clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. Ele também apresentou como o modelo contribuiu para que as empresas do Sertão pudessem se tornar mais competitivas a partir de um diagnóstico realizado ao longo do ano.
Este diagnóstico é uma das portas de entrada dessas empresas para um bom relacionamento com o Sebrae Alagoas. Essas empresas foram selecionadas com base nesse trabalho. O diagnóstico é um instrumento valioso para enxergar a evolução da empresa e ajuda a equipe do Sebrae a trabalhar as soluções, entendendo bem o que cada uma precisa.
Sacha também abordou os módulos da metodologia aplicada nas empresas, que também orientaram o bate-papo que foi dividido por módulos e pilares. O primeiro foi o ‘Módulo Comportamental’, que contou com um empresário representando pilares como Liderança, Clientes, Estratégias e Planos.
No pilar Liderança, abordando as formas como o líder conduz a empresa e define os rumos do negócio através da missão, visão e valores, estiveram os empresários Roniel Alencar, da Passarela Modas, e Douglas André, da Escontil Contadores Associados, que falou sobre a utilização de ferramentas de avalição para a melhoria da liderança.
“Ultimamente, temos feito pesquisas de satisfação junto ao cliente não somente junto ao cliente externo, mas também com o interno para conhecer a satisfação do colaborador. Outro aspecto desenvolvido é o clima organizacional. Estamos fazendo um trabalho sobre os aspectos de liderança e elaborando o nosso código de cultura que junto da missão, visão e valores, nos ajuda a definir melhor o que queremos alcançar”, afirma Douglas.
No pilar ‘Estratégia’, o empresário convidado foi Josinaldo Soares, da Edinho Center Car, que também é presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema. Ele lembrou a importância de um bom planejamento estratégico e de buscar o Sebrae para apoiar neste aspecto.
“A palavra é gratidão. Eu só gostaria de agradecer a todos os empreendedores presentes ao evento e dizer que procurem as soluções do Sebrae em 2022. No próximo ano, a nossa associação fará 50 anos e será um momento desafiador. Eu fico lisonjeado em viver esse momento. Que Deus permita que seja um ano de muita prosperidade e saúde. Diversos empreendimentos serão inaugurados aqui em 2022. Só sou grato por essa parceria com o Sebrae. Que todos possam contar conosco”, ressalta.
No pilar ‘Clientes’, os casos de sucesso foram apresentados por Rômullo Ferro, da RFtur e Josy Soares, da Josy Boutique. No quesito ‘Pessoas’, o empresário foi Cleberson Paulino, da loja Rei das Variedades. No painel ‘Técnico’, foram apresentados os pilares ‘Informações e Conhecimento’, com Katiúcia, do Pingo d’Ouro Supermercado. ‘Sociedade e Resultados’, por Carol Magalhães, da Unidente; e ‘Processos’, pela empresária Josineide Machado da Contabilize.
Resultados do Sebrae no Sertão
Durante o evento, alguns analistas e colaboradores do Sebrae também foram homenageados pelo desempenho em 2021. O gerente-adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, destacou alguns dos resultados que ajudaram a tornar a agência a terceira melhor entre todas do Sebrae no Brasil, de acordo com o Net Promoter Score (NPS – pontuação líquida de promotores). O NPS consiste em um indicador de desempenho que revela a proporção de clientes que atuam como promotores da marca — refletindo, assim, o grau de fidelidade deles.
De 2014 até este ano, a agência passou de 2 mil horas de consultorias por ano, para mais de 10 mil horas, atendendo mais de 3 mil negócios, quase 30% de todas as micro e pequenas empresas do Sertão Alagoano. O modelo de relacionamento da agência já passou a inspirar agências do Sebrae em outros estados como Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Ceará.
Vitor Pereira reforçou a importância de posicionar e segmentar bem o público para atender o cliente certo, com o produto certo para o momento certo.
“Há mais de seis anos eu estudo os clientes. Nada pode ser mais importante em um negócio que conhecer bem os clientes. Por isso fazemos essas iniciativas e momentos de ouvir o cliente como através de questionários. Isso nos traz informações valiosas que nos ajudam a definir a nossa estratégia de atuação. Empresas de todos os segmentos devem buscar entender melhor qual a principal representatividade na carteira de clientes”, enfatiza.
Ele também elogiou a organização e força do comércio da cidade. “A cidade parece um shopping a céu aberto, dada a qualidade de algumas lojas. Comparando com outras cidades, não vejo outra com um nível de comércio de Santana proporcionalmente ao seu tamanho. Maceió e Arapiraca talvez tenham quando junta tudo. Mas, em média, por metro quadrado, o nível do comércio local é mais bem organizado”, finaliza Vitor Pereira.