ASN AL
Compartilhe

Pedra do Sino Hotel aprimora gestão para oferecer serviços com mais qualidade

Neste ano, administração do local busca mais capacitações e consultorias para agregar ao negócio
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Oferecendo aos hóspedes uma vista privilegiada do Velho Chico, já que fica no alto da serra do Mirante Secular, no município de Piranhas, o Pedra do Sino Hotel se consolida entre os meios de hospedagem do Sertão Alagoano, mesmo após as dificuldades trazidas pela pandemia. Para enfrentá-las, o diretor administrativo do local, Rafael Clemente, conta com capacitações e consultorias do Sebrae Alagoas.

“Tivemos um ano de 2021 meio complicado, ainda por conta da pandemia, mas percebemos que a retomada tem sido consistente. Em 2020, ficamos sete meses fechados e agora, não precisamos fechar. Mas as restrições impostas pela pandemia atrapalharam o setor. Não somente o turismo, mas todas as outras atividades econômicas”, afirma.

Rafael Clemente também conta que o trabalho dos especialistas tem sido positivo para o crescimento do hotel. “O Sebrae atua de forma muito importante nos preparando para essa nova realidade, de uma forma geral e para o negócio, através das consultorias e capacitações. Os especialistas indicam como deixar a empresa mais atrativa para o cliente e mais organizada, internamente, trazendo uma nova cara e jeito de atender”, revela.

O empresário ainda falou sobre outros resultados positivos, como o aumento da taxa de ocupação e a retomada no cenário atual. “A nossa taxa de ocupação surpreende. A retomada tem sido consistente. A expectativa é que isso seja cada vez mais forte nesses primeiros meses. Através desse trabalho, nós temos oferecido ao cliente mais qualidade na prestação de serviço. Conseguimos agregar bem isso”, enfatiza Rafael.

Expectativas para o ano

Em 2022, Rafael espera fazer mais capacitações, trazê-las aos colaboradores e iniciar novas consultorias do Sebrae em outras áreas.

“Esperamos contar sempre com esse apoio, estreitar ainda mais essa parceria, acessar mais capacitações em temas que ainda não tivemos a oportunidade de fazer, assim que a alta temporada passar. Afinal, a atividade do turismo tem essa peculiaridade, que faz com que não possamos trabalhar de forma contínua o ano todo”, explica.

A grande expectativa de Rafael Clemente é a continuidade do trabalho feito por meio do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), desenvolvido há alguns anos na empresa, mas que em 2021 evoluiu bastante, recebendo destaque no campo de ‘Informação e Conhecimento’, item que o Pedra do Sino está mais avançado na metodologia.

“A partir de março, já iremos programar consultorias com temas ainda não abordados para que possamos avançar, levando sempre em consideração a avaliação feita no MEG. Queremos evoluir ainda mais nos critérios, mas sem perder o foco na qualidade do serviço oferecido ao cliente, que é a razão da nossa existência. Esse reconhecimento só nos faz querer aprimorar mais nesses temas e nos mostra que temos muito o que desenvolver em outras áreas”, frisa Rafael.

A ideia é que o conhecimento gerado, através das consultorias e do MEG, seja implantado e aplicado o tempo inteiro. “Não podemos trabalhar apenas durante as consultorias. Esse trabalho tem que ser feito de forma contínua para que a gente possa desenvolver a empresa e chegar a 100% em todos os critérios de avaliação”, finaliza.

Para acessar o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), o empreendedor pode acessar uma solução do Sebrae chamada consultoria para Análise do Índice de Maturidade da Gestão (IMG), voltada para micro e pequena empresa.

“É uma consultoria justamente para aplicar o diagnóstico do Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade, e que analisa o grau de maturidade, competitividade e desempenho da micro e pequena empresa”, explica a gerente da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas (USI), Liza Bádue.